Pai Nosso das Sementes da Fartura do Piauí

![]() |
Ao longo das últimas décadas houve uma diminuição do armazenamento das sementes crioulas | Foto: Paula Andreas |
O hábito de guardar e compartilhar sementes é tão antigo quanto a própria agricultura. Porém, de uns tempos para cá, com a intensificação do agronegócio e o controle de grandes empresas sobre as patentes de sementes, a prática quase desapareceu. O uso das sementes geneticamente modificadas tem se sobreposto às sementes nativas. Assim, os agricultores perdem suas sementes e se veem obrigados a utilizar as sementes industriais.
Para combater esta situação e promover o plantio de sementes não modificadas geneticamente, entidades do semiárido brasileiro tem promovido o debate sobre o resgate e preservação das sementes nativas. No Piauí, as organizações não governamentais que formam o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, intensificaram este debate e hoje trabalham nas comunidades rurais em que atuam a preservação das Sementes da Fartura, denominação dada às sementes crioulas do Piauí.
Um exemplo deste trabalho quem nos mostra é o coordenador do Cerac (Centro Regional de Assessoria e Capacitação), José Maria Saraiva, que é um dos principais defensores do trabalho de resgate e conservação das sementes nativas. Foi ele quem sugeriu o nome “da Fartura” para as sementes do Piauí. Aprovado pelo Fórum Piauiense, o nome ganha força e está sendo difundido no Estado e pelo Semiárido a fora.
Outro trabalho criado por José Maria Saraiva, que visa difundir a prática de guardar e proteger nosso patrimônio é o “Pai Nosso das Sementes da Fartura do Piauí”:
PAI NOSSO DAS SEMENTES DA FARTURA
Autor: José Maria Saraiva – Estado do Piauí – 18 de janeiro de 2014.
![]() |
Coordenador do Cerac destaca as sementes crioulas no Pai Nosso das Sementes da Fartura | Foto: Paula Andreas |
Pai nosso que estais no céu,
Santificadas sejam tuas obras que trazem condições de vida digna para todas as criaturas.
Venham a nós a beleza, a pureza, a resistência e a grandeza da biodiversidade que produz nossas sementes criolas, da Fartura, da Resistência no Semiárido;
Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu;
Fazei de nós guardiãs e guardiões comprometidos com o resgate, multiplicação e disseminação das Sementes da Fartura como fonte de vida, soberania e segurança alimentar em todas as mesas.
O pão nosso de cada dia dai-nos hoje, sem discriminação de condição social, raça, cor ou credo;
Perdoai-nos pelo mal que fazemos a biodiversidade do Semiárido;
Livrai-nos das sementes híbridas, transgênicas e das biofortificadas;
Não nos deixeis cair em tentação da ganância do lucro inescrupuloso, da falta de amor ao próximo, das mentiras do agronegócio que geram a dependência, a miséria, a fome e a destruição da Mãe Natureza.
Louvado seja DEUS pelas Sementes da Fartura fonte de vida e de libertação do povo do Semiárido.