COMTACTE realiza capacitação da comissão municipal e discute formas de atuação nos municípios

![]() |
Representantes das comunidades na capacitação. | Foto: Marcus Saymon/Arquivo COMTACTE |
Nos dias 05 e 06 de fevereiro a Cooperativa Mista De Trabalho e Assessoria Técnico Educacional (COMTACTE) realizou no município de Aracati (CE), a Capacitação da Comissão Municipal do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
O convite se estendeu aos municípios em que o programa irá atuar e teve forte participação dos mesmos, contando com a participação de 21 representantes dos municípios de Quixeré, Icapuí e Itaiçaba.
Os participantes foram recepcionados pela diretoria e a presidente Maria Ivoneide apresentou a cooperativa e os eixos de atuação da mesma. Os animadores de campo também participaram no intuito de dialogar de forma mais eficiente com os líderes comunitários.
O PROGRAMA
O P1+2 tem como objetivo promover uma maior participação dos agricultores no processo de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e inseri-los num processo de produção em que se respeite o meio ambiente e gere alimentos com segurança.
Durante a capacitação, várias dúvidas foram esclarecidas sobre quais implementações se irá construir, quais critérios são utilizados na escolha das famílias, como se fará a escolha das implementações, quais caráteres produtivos seriam aplicados, entre outras. No evento foram discutidos estratégias de atuação, assim como foi feito um planejamento viabilizando as visitas nas comunidades.
A COMTACTE já é parceira da ASA desde o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e agora firma compromisso com o P1+2, a fim de consolidar estratégias eficientes de convivência com o Semiárido. Todos os representantes das comunidades saíram da reunião bastante empolgados com a proposta e conscientes desse processo que se inicia.