APAEB Serrinha promove capacitação das Comissões Municipais para o Programa P1+2/BNDES
Comissões Municipais dos municípios de Queimadas, Cansanção e Nordestina em capacitação do P1+2/BNDES. | Foto: Arquivo Apaeb Serrinha |
Nos dias 28 e 29 de janeiro ocorreu no município de Queimados (BA), a Capacitação das Comissões Municipais para o Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2). O evento reuniu representantes dos três municípios contemplados pelo projeto, Queimadas, Cansanção e Nordestina, além da equipe técnica da APAEB Serrinha. O encontro teve a finalidade de desenvolver e planejar as ações que serão desenvolvidas ao longo do projeto.
Por uma das diretoras da APAEB Serrinha, D.Tereza Rocha, foi apresentado uma mística e discutido questões acerca da sustentabilidade no semiárido da região e a importância da luta, a adaptação a este clima que tem sido alvo de grandes debates. No segundo momento, foi apresentada a entidade que buscou este projeto, desta vez exposto pelo colaborador Silvaney Santiago, que destacou a importância da entidade APAEB, sua atuação nas políticas voltadas para o semiárido, sua missão e seus valores.
O Projeto
Neste ano, a ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) firmou uma parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que estabelece ações voltadas para o fortalecimento do semiárido brasileiro. As ações serão desenvolvidas dentro do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
Parceira da ASA, a APAEB abraçou o programa e até novembro deste mesmo ano vai entregar 320 tecnologias sociais aos municípios de Queimadas, Nordestina e Cansanção, municípios contemplados pelo projeto. Serão construídos quatro tipos de tecnologias: CISTERNA-CALÇADÃO, CISTERNA-ENXURRADA, BARRAGEM SUBTERRÂNEA E BARREIRO-TRINCHEIRA.
Passado as informações sobre o projeto, as comissões dos municípios presentes puderam se informar quais seriam os requisitos para os agricultores e agricultoras acessarem as tecnologias. Entre os requisitos citados, a família selecionada já tem que ter a primeira água. Terá preferência famílias lideradas por mulheres, famílias com crianças de 07 a 14 anos que estejam frequentando a escola, renda per capita de meio salário mínimo, entre outros.
Visando alcançar maior número de pessoas, pela manhã do dia 29, o coordenador do projeto, Moisés Inácio Rios, juntamente com o animador itinerante Claudinei e o presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Queimados (STRAF), Domício Araújo, concedeu entrevista a Rádio local Queimadas FM, onde foi debatido assuntos pertinentes ao projeto, além dos benefícios e da renda que o mesmo trará para os municípios contemplados.
Planejamento
Durante os dois dias de capacitação muito foi falado em se planejar, pois este é o guia para que o projeto prossiga e se realize com sucesso. É a partir deste que as ações serão desenvolvidas ao longo de todo o trajeto.
Após cada comissão municipal desenvolver seu planejamento individual visando o compromisso com as metas a serem alcançadas, foi possível ver no olhar dos envolvidos o orgulho de dever cumprido que, sem dúvida, os dois dias de troca de conhecimentos valeram a pena, como ressalta o presidente do CICON(Central dos Interesses Comunitários de Nordestina ,José Moraes Coes. ‘’Enquanto filho de agricultores eu quero o desenvolvimento da minha região, e está reunido hoje e ontem aqui é mais um passo para que isso aconteça. O que foi passado aqui com certeza foi de grande valia e vamos aplicar durante todo o projeto’’.
Já o presidente do STRAF de Queimadas, Domício Araújo, analisa a capacitação como positiva e que através da mesma podemos adquirir novos conhecimentos e por em prática.
Num tom de voz de quem já percebeu que o projeto já iniciou, o presidente da SINTRAF(Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Cansanção), Alex Ferreira, disse ver a capacitação com caráter construtivo, onde pudemos conhecer a equipe,trocar experiências,somar experiências para que futuramente possamos colocá-las em prática.