Assentamento recebe primeira casa ecológica de sementes

O Assentamento Riacho Tamboril está localizado a 19 quilômetros da sede de Lagoa de São Francisco
Compartilhe!

Casa de Sementes construída sendo construída com tijolos ecológicos | Foto: Paula Andreas

O Assentamento Riacho Tamboril, situado a 19 quilômetros da sede de Lagoa de São Francisco (PI), é a primeira localidade a receber uma casa de sementes construída com tijolos ecológicos. A casa está sendo construída pelo Programa Água Brasil, desenvolvido na região pelo CERAC (Centro Regional de Assessoria e Capacitação).
 
O Assentamento Riacho Tamboril possui, hoje, 20 famílias e está situada nas proximidades do povoado Sossego, próximo ao limite com o município de Pedro II (PI). A casa de sementes construída no local tem como objetivo armazenar e conservar as sementes crioulas para garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias e funciona como “banco” de material genético nativo, passando para as futuras gerações. No Piauí, as sementes crioulas recebem o nome de Sementes da Fartura.
 
Os tijolos ecológicos, diferente dos tijolos convencionais, utilizam aterro disponível no solo e o uso da água é apenas para umidificar o material que é prensando em maquina, sem uso de fogo ou queima, o que não ocasiona o efeito estufa pelo o lançamento de fumaça na atmosfera.
 
“A casa de sementes do Assentamento Riacho tamboril foi construída ecologicamente, sendo a primeira do Brasil a adotar essa alternativa” destaca Horácio, que coordena as ações do Projeto do Água Brasil no CERAC. “É um marco importante para as Sementes da Fartura do Piauí”, finaliza.
 
No Assentamento Riacho Tamboril, além da casa de sementes, também foram construídas 14 cisternas-calçadão e consta no cronograma a implantação das Unidades Demonstrativas, com a produção da Roça Orgânica sem uso de fogo.
 
O Programa Água Brasil é uma iniciativa do Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Agencia Nacional das Águas e WWF Brasil e recebe o aporte do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *