Intercâmbio entre agricultores/as: valorizando a prática camponesa de produção de conhecimento e socialização de saberes

Compartilhe!

Agricultores/as compartilham experiências em intercâmbio na Bahia | Foto: Arquivo Divina Providência

O Projeto Mais Água desenvolvido pela Associação Divina Providência realizou nos dias 17 e 18 de dezembro de 2013 o Intercâmbio entre Agricultores com o tema “Projeto Mais Água – Transformando Água em alimento e renda no Semiárido Baiano”.

O Intercâmbio entre Agricultores é uma das atividades componentes do Projeto Mais Água, iniciado em Janeiro de 2013 e foi realizado com a finalidade de promover a troca de saberes entre as comunidades camponesas acompanhadas pelo Projeto nos municípios de Cordeiros, Piripá, Tremedal, Condeúba e Guajeru.

O local do encontro foi no município de Piripá e contou com a participação de 40 pessoas. No primeiro dia foram realizados diálogos sobre o Projeto Mais Água, suas metas e resultados alcançados e sobre os dois modelos de desenvolvimento: Indústria da seca X Convivência com o Semiárido e ainda como os agricultores estão enfrentando o período de estiagem e fazendo acontecer a convivência com o semiárido utilizando as tecnologias de captação de água de chuva nas unidades familiares. Os agricultores relataram experiências que estão dando certo, apesar do pouco tempo de implantação das tecnologias.  Os intercâmbios demonstraram ser eficiente metodologia para a comunicação e divulgação de práticas e saberes das comunidades participantes.

O dia seguinte foi o momento da troca de experiências no campo. A chuva que chegou à região nesses dias não desanimou os participantes que se deslocaram até a comunidade Tesoura, no município de Cordeiros/BA para visitarem a propriedade do Senhor Joaquim José de Almeida, também conhecido como Joaquim da Tesoura, grande multiplicador das práticas agroecológicas em nossa região.

A visita de campo foi considerada um dos momentos mais ricos, recheado de discussão e aprendizados, refletindo sobre a agroecologia e convivência com o semiárido a partir da experiência de seu Joaquim e da visão e da vivência dos/as agricultores/as visitantes.

A troca de saberes contribui de diferentes formas com os trabalhos no campo inclusive orientando para o bom uso e apropriação das tecnologias animando os agricultores/as e dando novos sentidos aos valores dos trabalhos coletivos dentro das comunidades camponesas onde os/as agricultores/as conseguem comunicar, dialogar e construir com outros/as novos conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.

Os participantes avaliaram como aspectos positivos: a visita de campo, a troca de conhecimento, a presença da equipe técnica do Projeto Mais Água. O Projeto prevê ainda a realização de outros três Intercâmbios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *