Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande realizará Curso de Formação Sindical

![]() |
Curso será dividido em quatro módulos |
A Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande realizará, no próximo domingo, dia 1º de dezembro, das 9h às 12h, o primeiro módulo do Curso de Formação Sindical, Trabalho Decente e Direito Humano ao Trabalho. A atividade vai acontecer na sede da Associação, localizada na rua Supino Colaço, nº 28, no bairro do São José, em Campina Grande (PB).
A programação é composta por quatro módulos, o primeiro será sobre o tema: A História do Movimento Sindical e a Participação das Mulheres e os demais sobre os as temáticas: O papel do Sindicato; O sindicato e as políticas públicas e O sindicato e as relações de gênero. Durante a realização do curso haverá a exibição de vídeos e abordagens de conteúdos sobre a história do movimento sindical no Brasil e sobre a inserção das mulheres nessa organização política, além da apresentação da história de luta das trabalhadoras domésticas.
Sindicato – O objetivo do curso é criar espaços de discussão e debate sobre a luta sindical e sensibilizar as trabalhadoras para a constituição do sindicato da categoria na cidade. A atividade faz parte do conjunto de iniciativas do projeto “A luta continua: trabalhadoras domésticas na busca pela efetivação do trabalho decente e garantia dos direitos humanos no estado da Paraíba”, desenvolvido pela Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande em parceria com o Centro de Ação Cultural (CENTRAC) e com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos (FBDH). O projeto tem entre os seus objetivos contribuir com a formação políticas das trabalhadoras domésticas para a constituição de um sindicato da categoria em Campina Grande. O curso ainda conta com a parceria de alunos do Curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Participarão 20 trabalhadoras domésticas ligadas à Associação: “Foram escolhidas as 20 trabalhadoras que vem participando das atividades da associação e que estão mais envolvidas com o trabalho da entidade nos últimos anos”, explica Elma Barbosa, educadora do CENTRAC e uma das facilitadoras do curso. A participação no curso é totalmente gratuita. Outras informações: (83) 3341-2800, (83) 9183-9299, (83) 9183-9220.