Exposição fotográfica anima a reflexão sobre a desigualdade social

Compartilhe!

Arte e transformação social. Com essa dobradinha a Cáritas Brasileira Regional NE 3 realiza a exposição fotográfica Biomas em Diálogo: Imagens e Atos. A mostra é um convite para a sociedade refletir sobre a desigualdade social, a flagrante concentração de renda e a consequente negação de direitos à grande parte da população brasileira, condições causadas pelo atual modelo de desenvolvimento. A mostra assinada pelo fotógrafo Allan Lusttosa, com participação de Agnaldo Rocha, reúne 20 imagens dos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.

“Biomas em Diálogo: Imagens e Atos” revela povo e biomas em sua diversidade de beleza e força cultural, religiosa e ambiental. Um mergulho no universo sociológico, ambiental e cultural que altera a forma de ver. Cria outra imagem. A fotografia enquanto elemento visual, aproxima, sensibiliza e motiva para a construção de um pensamento crítico.

São registros dos territórios que acolhem a caminhada da Cáritas Regional NE3 nos estados da Bahia e Sergipe – alicerçada por ações de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, Controle e Incidência em Políticas Públicas e Diretos Humanos – na perspectiva da construção de um “outro mundo possível, no Reino de Deus, na Terra Sem Males”.

Motivação – O Brasil é a sexta maior potencial econômica mundial e abriga 57 milhões de pessoas vivendo em estado de pobreza, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2011. A Cáritas Brasileira, marcando a Semana da  Solidariedade – celebrada todos os anos no mês de novembro, por ocasião do aniversário da instituição -, não ignora este contexto de exclusão social, fome e pobreza, propondo a discussão da superação dessa realidade e construção de uma cultura de direitos humanos para todos e todas no alcance pleno da justiça social.

Os encontros para reflexão proposto pela Semana da Solidariedade acontecerão em todo o Regional NE 3 (Bahia e Sergipe) através da exposição fotográfica Biomas em Diálogo: Imagens e Atos. Acompanha a exposição catálogo com distribuição gratuita, com imagens que retrata aspectos da religiosidade, ambiental e cultural de diversas regiões da Bahia e Sergipe.

A exposição Biomas em Diálogo: Imagens e Atos seguem para as cidades baianas e uma de Sergipe:

• Banzaê (04/11);

• Frei Paulo SE (09/11, no Salão Paroquial),

• Serrinha (11/11, no Salão Nobre da Cúria Diocesana);

• Estância/SE (12/11, na Sede da Cáritas Diocesana);

• Salvador (14/11, na Escola Nossa Senhora da Luz, no bairro de Pituba);

• Amargosa (15/11, no Seminário Diocesano);

• Feira de Santana (16/11, no Centro Arquidiocesano de Formação Cristã das 9 as 17hs);

• Irecê (24/11, na Lagoa do Zeca, Canarana);

• Caetité (29 e 30/11, no Salão Paroquial).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *