Com sabor de agricultura familiar, uma feira de saberes

Dentro do Semiárido Show, evento que expõem conhecimentos e tecnologias que possibilitam a convivência com o Semiárido, realizado em Petrolina, as experiências de beneficiamento e comercialização via associações e cooperativas foram destaque na feira da Economia Solidária. Representando a região sul da Bahia, a Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar (Cooproaf) fez uma mostra de seus produtos, obtendo mais visibilidade para as ações exitosas de agricultoras e agricultores cooperados.
“Hoje a Cooproaf é referência. Muitas associações nos procurando para a gente ajudar a motivar e a se organizar junto com eles. Nas outras duas fábricas nós vamos utilizar água de poço, vamos ter um dessalinizador, porque a água de lá é salgada (…) Metade da água, a que sai mais salgada do que entrou, vai ser utilizada para o criatório de peixe”, relatou a presidente da Cooproaf, Marilda dos Santos, sobre as inovações e ampliações de ações da cooperativa.
A troca de saberes acerca da economia solidária, por fim, trouxe um leque de experiências exitosas que atestaram o sertão como uma terra viável e fértil para agricultoras e agricultores de todo Semiárido. “O evento é a oportunidade deles aumentarem a capacidade de análise da própria realidade. Para que vejam que outras pessoas sofrem com as mesmas peculiaridades da região (…) E a partir disso perceberem que existem alternativas, e parceiros que estão pesquisando e lutando para melhorar a qualidade de vida dos sertanejos”, apontou Eliane Almeida, coordenadora do Projeto P1+2/ Petrobras, executado pelo ISFA.