Casa Armada II: um incentivo pela convivência com o semiárido

Em 2006, o CASA em parceria com a ASA construiu quatro cisternas-enxurrada, na comunidade de Casa Armada II, no município de Iuiu (BA). Estas foram uma das primeiras cisternas de produção construídas no estado. Hoje, sete anos depois dessa conquista, a semente plantada ainda gera bons frutos, pois a comunidade tomada pelo incentivo da vinda das cisternas e pelos cursos oferecidos prossegue com a agricultura familiar de forma comunitária. As famílias passaram a plantar frutíferas nos arredores da casa e a comercializar hortaliças orgânicas para o consumo das famílias e para a comercialização nas feiras livres da região, além disso, estão fazendo cadastramento para participar do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
A partir da conquista das cisternas, a comunidade se mobilizou para a construção de uma barragem com maior capacidade de armazenamento de água, além de usar a água das cisternas de produção. Juntas, as famílias de Casa Armada II mantém de forma comunitária um quintal produtivo onde cultivam cenoura, alface, beterraba, cebolinha, coentro, berinjela, mamão, pimentão, abóbora, e muito mais. Essa produção é levada para a comercialização, reforçando a renda familiar daqueles que trabalham com a agricultura.
Esse exemplo estimula outras pessoas a manterem seus quintais produzindo, como é o caso da família de Elândia Aparecida, que além de produzir de forma comunitária, mantem em volta de sua casa uma área rodeada de mandioca, milho, pepino, melancia, melão, andu, couve, além de tantas outras hortaliças.
Toda essa produção é baseada no modelo agroecológico, em que são usados somente defensivos naturais e adubo orgânico, além da prática de rotação de cultura. De acordo as famílias, depois da construção das cisternas muitas coisas mudaram, as famílias que antes usavam veneno para defender as plantações de pragas, perceberam que os defensivos naturais são tão eficientes quanto o veneno, que além de não prejudicar a saúde, mantem as hortaliças produzidas mais saudáveis e saborosas.
Casa Armada II é a prova de que uma comunidade unida e de um povo organizado é capaz de mudar o cenário do semiárido. Diante disso podemos perceber que a luta por um semiárido digno não é impossível, assim como as famílias de Casa Armada II, você agricultor pode ter o seu quintal produtivo, basta acreditar e se organizar. Seja você também, mais um personagem da real história de convivência com o semiárido.