Especialistas discutem agroecologia em Caruaru
Clique sobre a imagem para assistir ao vídeo Quais são os benefícios da agroecologia à saúde? Esse foi um dos temas de um encontro realizado, em Caruaru, no Agreste. No evento, também foi comemorado os 20 anos de atuação do Centro Sabiá, que incentiva a agricultura sustentável na região.
Em comemoração aos seus 20 anos de fundação, o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, ONG que atua em todo estado, promoverá em Caruaru, nesta quinta-feira (04) às 19h, no Auditório da Associação Empresarial e Comercial de Caruaru (Acic), o debate “Dois dedos de prosa: soberania e segurança alimentar e nutricional”.
O objetivo encontro é discutir conquistas e avanços nos campos da segurança e soberania alimentar nos dois países e estreitar as relações entre a América Latina e a África. Segundo o coordenador do Centro Sabiá, Alexandre Pires, a proposta é reunir agricultores, acadêmicos, profissionais de diversas áreas e representantes de entidades parcerias para estimular e promover o diálogo com a população urbana sobre a necessidade de campo e cidade se unir na defesa do desenvolvimento com sustentabilidade.
Participarão do debate o agrônomo e ex-membro da FAO em Angola, Ilídio Miguel, o coordenador do curso de medicina da UFPE em Caruaru, Rodrigo Cariri, e o pedagogo e agricultor agroflorestal da chapada do Araripe, Vilmar Lermen.
Centro Sabiá
O Centro Sabiá é uma ONG que atua em todo estado, assistindo mais de 3.600 famílias agricultoras com um trabalho que tem como base a técnica da Agroecologia. As atividades vão desde o planejamento do plantio de culturas diversas, criação de animais, até o beneficiamento de produtos e a comercialização. A Agroecologia consiste em uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. A terra é trabalhada de forma natural em forma de consórcio de espécies nativas e agrícolas. Não há o uso de fertilizantes e agrotóxicos.
Além de Caruaru, este debate estará sendo realizado no recife, no dia 8 de julho, às 14h, no Teatro do Sesc de Santo Amaro. Caruaru foi escolhida por ser a sede escritório do Centro Sabiá no Agreste. Ainda no Agreste o sabiá é responsável pela Feira Agroecológica de Bom Jardim.