Escolas do PI terão disciplina sobre convívio com estiagem e seca
A Secretaria Estadual de Educação discutiu nesta quarta-feira (19) a aplicação da lei, que torna obrigatório a discussão do tema “Convívio com o semiárido” nas escolas públicas do Piauí. A meta é inserir o assunto em disciplinas básicas, como biologia, química e ciências, técnicas e metodologias para enfrentar a estiagem e a seca.
O projeto, de autoria do deputado estadual Fernando Monteiro, foi sancionado pelo governador Wilson Martins, ainda em dezembro do ano passado. De acordo com definições preliminares da reunião, o projeto deve entrar em vigor ainda no segundo semestre de 2013.
“Esperamos que com o conhecimento técnico específico possa ajudar a combater a pobreza. Serão 82 municípios a adotar a nova forma de ensino. Não queremos a criação de uma disciplina, mas a inserção do assunto em disciplinas básicas”, disse o parlamentar.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Emater serão parceiros. As instituições é que vão fornecer conhecimento específicos para os professores trabalharem os conteúdos em sala de aula.
“Temos que fazer uma mudança. Incentivar novas culturas agrícolas e culturas que provoquem mudanças. A nossa cultura agrícola é muito dependente de água. Não dá pra criar bois na seca. Os bodes são mais adaptados”, explicou deputado estadual.
Novos encontros estão previstos para discutir a adoção integral do projeto na rede pública estadual de Educação do Piauí. De acordo com Átila Lira, secretário estadual de Educação, os benefícios para os prejudicados com a seca ainda terão novidades.
“Vamos desenvolver uma metodologia própria, com características específicas para nossa realidade. O governador assinou um acordo internacional que se reforça com o trabalho legislativo para uma pedagogia própria para o semiárido”, informou o gestor.