Centro Comunitário da Paróquia São Pedro realiza capacitação de Comissões Municipais
|
Representantes da Comissão Municipal e agricultores e agricultores participam de formação em Aracatu, na Bahia. | Foto: Luciene Martins |
O Centro Comunitário da Paróquia São Pedro realizou capacitação de Comissões Municipais nos dias 09 e 10 de maio, em Aracatu, região sudoeste da Bahia. A atividade ocorreu no Centro Madre Maria Miguel, onde os integrantes da Comissão Municipal se juntaram a agricultores e agricultoras para participar de palestras e promover debates.
As palestras foram ministradas pelo agrônomo e coordenador da Paróquia São Pedro, Dilson Rocha, o agrônomo e gerente do CAR, Élcio Rizério e o gerente financeiro Robério Aires. O coordenador da UGT, Dilson Rocha, fez uma análise de conjuntura envolvendo aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. Destacou também aos participantes o ano de 2013 como o Ano Internacional de Cooperação da Água, e em seguida apresentou o vídeo da UNESCO – Dia mundial da Água, enfatizando dados apontados pela UNESCO, como a possível dificuldade de acesso à água no planeta, no ano de 2025.
Na sequência, Élcio Rizério abordou o tema “A importância dos quintais produtivos para segurança alimentar e nutricional das famílias”. Destacou ainda a valorização dos quintais produtivos, espaço ocupado pelas mulheres para cultivar hortaliças, planta medicinais, frutíferas, criação de pequenos animais. Na ocasião, foi exibido o vídeo “O Arredor de Casa”.
Dilson Rocha abordou o tema “Políticas Públicas para Agricultura Familiar”, fazendo uma reflexão sobre as famílias que tiveram o acesso à água negado por muitos anos. Trazendo para o debate o acesso à segunda água, mostrou o quanto as famílias poderão avançar com acesso as políticas publicas como PAA, PNAE, Garantia Safra e o Credito Rural, além de organizar feiras agroecológicas nos municípios.
Durante o debate todos/as puderam se engajar no assunto. Os participantes abordaram a importância do envolvimento no processo de formações das comissões de lideranças, na troca de conhecimentos, mobilizações sociais, reuniões, cursos e na criação de oportunidades para trocar experiências.
Parceria ASA e MDS – Através do novo termo de parceria assinado entre a ASA e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Centro Comunitário da Paróquia São Pedro atuará nos municípios de Maetinga, Presidente Jânio Quadros, Caraíbas e Aracatu, com a execução do P1+2. Sobre a parceria Robério Aires aproveitou para expor os critérios para seleção e cadastramento das famílias; planejamento das ações do P1+2 nas comunidades e municípios; e o papel das comissões municipais da ASA no processo de convivência com o Semiárido.