Equipe de comunicação da ASA conquista prêmio de jornalismo pela quinta vez

![]() |
Equipe premiada da esq. para dir: Ylka Oliveira, Verônica Pragana, Gleiceani Nogueira, Fernanda Cruz, Catarina de Angola e Daniel Ferreira | Foto: Joka Cordeiro |
A equipe de comunicação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) conquistou pela quinta vez o Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, um dos mais importantes do País. O grupo venceu com o trabalho “Desarticular é retroceder – mobilização pela continuidade da parceria do governo federal com a ASA” na categoria assessoria de imprensa.
A cerimônia de premiação ocorreu nesta terça-feira (23), no Teatro Santa Isabel, no Recife-PE. O Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) inovou na cerimônia de premiação do 19º Cristina Tavares. O anúncio dos vencedores foi feito no decorrer de uma encenação da Trupe Ensaia Aqui e Acolá, de forma bastante criativa e descontraída.
O trabalho premiado apresentou um conjunto de ações de comunicação desenvolvidas pela rede de comunicadores da ASA, por ocasião do ato público organizado pela Articulação, no final de 2011, em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), com a presença de mais de 15 mil pessoas. O ato foi uma resposta à intenção do governo federal de romper a parceria de oito anos ininterrupta. Neste evento, a rede demonstrou capacidade de mobilização e de força para defender o espaço da sociedade civil na execução de políticas públicas de convivência com o Semiárido.
A coordenadora da Assessoria de Comunicação da ASA (Asacom), Fernanda Cruz, no seu discurso de agradecimento, dedicou o prêmio ao povo do Semiárido e ressaltou que ele é resultado de uma grande articulação da sociedade civil. “Pra gente foi super desafiador fazer esse trabalho porque tivemos que articular as redações numa época de final de ano. Além disso, no contexto de cisternas de plástico e de criminalização das ONGs, o que era bastante desfavorável para gente nessa relação com a mídia, mas se hoje estamos aqui recebendo esse prêmio é porque fizemos um bom trabalho”, disse Fernanda.
O 19º Cristina Tavares de Jornalismo recebeu 267 trabalhos divididos em 14 categorias. Esta edição contou com o apoio da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Câmara de Vereadores do Recife, prefeituras de Jaboatão dos Guararapes, Garanhuns, Recife e São Lourenço da Mata, da Secretaria das Cidades/Governo de Pernambuco e da Stampa. Durante a cerimônia, também foi realizado a entrega do 1º Prêmio Arena Pernambuco.