Encontro debate tecnologias sociais e preservação de nascentes de rio em Pedro II

O encontro teve como objetivo de sensibilizar o público para as ações do Água Brasil e planejar as ações do projeto de captação de água de chuva por meio das tecnologias sociais
Compartilhe!

Encontro discutiu as condições de cursos de água. | Foto: Paula Andréas 

Aconteceu na última sexta-feira (15), o Encontro “Oficina de Sensibilização e Planejamento” do Programa Água Brasil, em Pedro II. O Encontro foi realizado no Sítio Mirante do Revedor e reuniu 30 participantes, dentre membros de associações comunitárias e famílias das comunidades que são banhadas pelos afluentes do Rio Longá no município de Pedro II.

O encontro teve como  objetivo sensibilizar o público para as ações do Água Brasil e planejar as ações do projeto de captação de água de chuva por meio das tecnologias sociais.

No encontro, os participantes conheceram as etapas do Programa, as tecnologias sociais que serão implantadas nas comunidades e técnicas agroecológicas defendidas pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC). Os participantes também visitaram as nascentes do Rio Corrente, o que proporcionou um importante debate sobre a devastação ambiental que vem sofrendo as  nascentes da região.

O Programa Água Brasil é uma iniciativa do Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional das Águas e WWF Brasil. O CERAC é uma das instituições com atuação no município de Pedro II que é parceiro local do Água Brasil e encarregado de implementar as tecnologias sociais nas comunidades banhadas pelos rios Corrente e Dos Matos, com 20 Cisternas de Placas de Consumo humano, dois barreiros trincheiras, 50 Cisternas Calçadão para a produção de alimentos agroecológicos e a construção de cinco casas comunitárias para as sementes nativas e orgânicas. Essas tecnologias sociais estão sendo financiadas pelo a Fundação Banco do Brasil e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *