No Ceará, organizações da ASA promovem debate sobre políticas públicas

![]() |
Esta semana, no dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data, criada em 1993 pela Organização das Nações Unidas, vem chamar a atenção da população mundial para discutir como estamos tratando este recurso natural, tão essencial ao homem. Aqui no Brasil também celebramos o Dia Nacional da Água, também no 22 de março. E temos também a Semana da Água, que iniciou no domingo (17) e vai até o dia 22.
As discussões sobre as questões que envolvem a água, seu uso, distribuição, políticas públicas, etc., tomam uma dimensão particularmente importante no Semiárido brasileiro, onde os períodos de estiagem e a seca prolongada que se estende na região desde o ano passado pedem a discussão de políticas públicas e de uso da água.
Cristina Nascimento, coordenadora executiva da ASA Brasil no Ceará e integrante da coordenação colegiada do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), ressalta a importância de discutir as políticas públicas no Semiárido nessa Semana da Água: “Esse ano nós estamos em um período ainda de grande seca na nossa região. Então eu acho que esse ano nós temos que fortalecer ainda a água como direito, entendendo que essa água não é só a água do carro-pipa, não é só a água que tinha lá na cisterna, mas a água como um todo. E que esse direito ele não pode ficar, a gente não pode viver momentos como esse de muita instabilidade quando a gente sabe que as políticas públicas elas poderiam dar conta de amenizar tudo isso”.
Questões como essa vão ser discutidas nessa semana, que será marcada por intensa programação em todas as microrregiões do estado. Começando pela 9ª Semana das Águas em Barreira/CE, que teve início neste domingo (17) e segue até sexta (22). Com a temática “Água e Cidadania”, a 9ª Semana das Águas tem como objetivo principal refletir e realizar ações estratégicas de conscientização do valor dos recursos naturais para a vida. Gerdon Maciel, coordenador do P 1+2 pela Organização Barreira Amigos Solidários (Obas), instituição responsável pelo evento, comenta que a programação tenta mobilizar principalmente os jovens: “Temos uma programação vasta, no sentido de mobilizar os jovens de lá, […] onde a gente vai poder inseri-los nesse processo de sensibilização, de organização […]”. Na programação estão previstas oficinas, palestras, mesas-redondas e atrações culturais.
O Cariri traz, aliado ao tema da água, a importância da conservação da flora. Com a temática “Plante Árvores, Colha Água”, o município de Crato sedia atividades diversas durante toda a semana. Já aconteceram atividades envolvendo coleta de materiais recicláveis, mesas-redondas e limpeza de trechos de rios. No Dia da Água acontece uma trilha ecológica no Parque Estadual Sítio Fundão, com alunos da Escola Prof. Álvaro R. Madeira; acontece uma atividade comunitária de arborização na Praça do Bairro Vila Alta; acontece também uma oficina sobre agroecologia e prática de produção de canteiros econômicos na Comunidade Minguiriba; e acontece ainda uma oficina com dia de campo sobre o tema “Área de Preservação Permanente – APP sob a ótica do Novo Código Florestal”, no IFCE – Campus Crato.
Este período de estiagem que se prolonga desde o ano passado será discutido a partir da ótica dos próprios agricultores que estão vivenciando essa realidade. É o ato “Tenha um Pingo de Consciência”, que acontece no dia 22 na microrregião de Itapipoca. O ponto principal do evento serão as rodas de conversa com agricultores e agricultoras do Território Vales do Curu e Aracatiaçu. Haverá um primeiro momento da conversa, onde os agricultores/as vão compartilhar experiências que estão tendo para superar este período de estiagem. Em um segundo momento, serão discutidas estratégias de sensibilização e economia do uso da água. O ato termina com apresentações de grupos culturais das comunidades Sítio Coqueiro/Itapipoca e Vieira dos Carlos/Trairi.
O Sertão Central está tendo uma programação em diversos municípios. Em Quixeramobim acontecem, no dia 22, encontros nas escolas para discutir os cuidados necessários para a manutenção das cisternas escolares. Em Choró, acontece hoje um encontro para discutir a saúde da mulher, que também terá falas sobre a semana da água. A comunidade Sítio Veiga/Quixadá teve neste dia 18 uma oficina de sensibilização para a questão da coleta do lixo.
As ações da microrregião do Baixo e Médio Jaguaribe estão acontecendo em vários municípios. Estão previstas palestras em escolas e universidades nos municípios de Aracati e Potiretama, além da distribuição de material informativo nas ruas do município de Quixeré. Na microrregião de Sobral, haverá palestras nas escolas e nas comunidades. No assentamento Novo Juazeiro/Independência, na microrregião de Crateús, aconteceu no domingo a Romaria das Águas. No dia 22, em Tauá, acontece a Missa das Águas, organizada pelas pastorais e movimentos locais. A microrregião do Centro-Sul também terá palestras e debates sobre a água nas escolas dos municípios.
Seja onde você estiver no Ceará, não deixe de participar dos debates.
A água é um dever e é um direito. Temos todos que participar.