Campanha “Água no Semiárido: Poupar e armazenar para não faltar” é lançada no sertão de Pernambuco

![]() |
A campanha “Água no Semiárido: poupar e armazenar para não faltar” é de grande relevância na atualidade, quando se vive a pior estiagem dos últimos 30 anos na região semiárida brasileira. A iniciativa pretende sensibilizar a população para a necessidade de usar a água sem desperdício e de armazenar o recurso.
Os debates da campanha, que acontece durante a Semana da Água (15 a 22 deste mês), pretendem também estimular mudanças de consciência para a prática do consumo sustentável e de atitudes responsáveis com o meio ambiente. A programação prevê palestras educativas em escolas e associações de moradores da zona rural e urbana, distribuição de materiais informativos.
A estiagem que assola o Semiárido tem atingindo também fortemente a área urbana, o que faz necessário a realização da campanha tanto na zona rural, quanto em área urbana. Para cada público, haverá ações específicas que visam a economia e armazenamento de água, por meio de uma tecnologia social, como as cisternas de 16 mil litros que guardam a água da chuva que cai sobre os telhados das casas nas comunidades rurais.
A campanha e é direcionada aos municípios que fazem parte da Diocese de Pesqueira – Belo Jardim, Sanharó, Alagoinha, Pesqueira, Poção, Venturosa, Arcoverde, Buíque, Pedra, Sertânia e Tupanatinga.