Fetape e Arquidiocese discutem proposta de Plano Regional de Convivência com o Semiárido

Compartilhe!

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e a Arquidiocese de Olinda e Recife discutem hoje uma proposta de Plano Regional de Convivência com o Semiárido. O encontro acontece esta manhã no Palácio dos Manguinhos, no Recife e vai reunir representantes de diferentes entidades e movimentos da sociedade civil.

A proposta é debater um conjunto de diretrizes, que possam subsidiar os governos, tomando por base as experiências desenvolvidas por instituições e movimentos, e que têm possibilitado uma vida mais digna para famílias agricultoras, mesmo nos períodos de estiagem. No debate, estão questões como tecnologias sociais, infraestrutura hídrica, organização da produção, soberania e segurança alimentar e nutricional e meio ambiente. O documento produzido hoje erá apresentado aos governos Federal e dos estados do Nordeste, marcado para o dia 20 de março no Recife.

Devem participar da reunião, representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e das Federações de outros estados do Nordeste, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil Nordeste 2, Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), Central Única dos Trabalhadores (CUT/PE), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Cáritas NE2, Centro Sabiá, além do deputado estadual Manoel Santos e integrantes da Comissão SOS Seca, da Assembleia Legislativa da Paraíba.

De acordo com o presidente da Fetape Doriel Barros, antes de se reunir com as entidades parceiras, a Federação ouviu seus mais de 120 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Agreste e do Sertão, para que eles pudessem falar sobre como está a realidade nos municípios e também contribuir com sugestões para o documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *