Alunos de escolas públicas conhecem Geotecnologias durante SNCT
“Geotecnologias aplicadas ao Semiárido brasileiro”, este foi o tema das palestras apresentadas nas escolas estaduais Severino Cabral e Sólon de Lucena, em Campina Grande (PB), na última terça-feira (16), pelo pesquisador bolsista da área de Geoprocessamento do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), Anderson Medeiros.
O objetivo da palestra consistiu em mostrar para os alunos do Ensino Médio das escolas públicas a importância destas tecnologias relacionadas com o tratamento da informação espacial para o conhecimento das características do Semiárido brasileiro, contexto geográfico no qual estão inseridos. A palestra também foi apresentada ontem (17) no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), para alunos do campus de Afogados de Ingazeira (PE). As palestras fazem parte da atividade “Cientista na Escola”,realizada durante a Semana Nacional de Ciência e tecnologia (SNCT) do INSA até a próxima sexta-feira (19).
Dentre as geotecnologias abordadas nas palestras, destacam-se: Topografia, Posicionamento por Satélite (GPS/GNSS), Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas e, por fim, Banco de Dados Geográficos. Estas geotecnologias têm sido empregadas no INSA no processo de construção do Sistema de Informação e Gestão do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (SGK/SAB), cujo objetivo consiste em promover a difusão de inovações, experiências e conhecimentos significativos do ponto de vista socioeconômico, ambiental e produtivo sobre as potencialidades e limites do Semiárido Brasileiro, aproximando o conhecimento técnico-científico ao conhecimento popular.
A atividade proporcionou a popularização das geotecnologias e suas aplicações nas diversas linhas de atuação do Instituto em benefício da população do Semiárido brasileiro.