Dia Mundial da Alimentação comemorado com “prosa” sobre cooperativas agrícolas

Debate trata do papel das cooperativas para o abastecimento de alimentos das populações. Foto:FAO/Oliver Djibril Sy |
Recife recebe nesta terça-feira, dia 16, atividades em celebração ao Dia Mundial da Alimentação. Serão realizados um Cine Fórum e um Dois Dedos de Prosa, que irá discutir o tema Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo, proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em comemoração a data. A atividade é aberta ao público e acontecerá no Centro Cultural Correios Recife (Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife).
O evento é uma realização do Centro Sabiá, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/PE) e da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. A atividade conta também com o apoio da Superintendência das ações de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo do Estado de Pernambuco.
A ideia da atividade é dialogar com o tema proposto pela FAO, que chama atenção para o papel das cooperativas no abastecimento de alimentos para as populações mundiais. A partir das 14h30, terá início o Cine Fórum, com a exibição do documentário O Mundo Segundo a Monsanato, da jornalista francesa Marie-Monique Robin, seguido de um debate sobre o vídeo.
À noite, a partir das 19h, tem início os Dois Dedos de Prosa. Quem puxa o bate papo é a socióloga e educadora popular da economia solidária, Alzira Medeiros, a médica e pesquisadora em saúde coletiva da Fiocruz, Lia Giraldo e o educador, biólogo e coordenador geral do Centro Sabiá, Alexandre Henrique Pires.
Programação Dia Mundial da Alimentação, 16/10:
14h30 – Cine Fórum
Documentário: o Mundo segundo a Monsanto. Da jornalista francesa Marie-Monique Robin
19h30 – Dois Dedos de Prosa – Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo
– Alzira Medeiros: socióloga e educadora popular da economia solidária
– Lia Giraldo: Médica e Pesquisadora em Saúde Coletiva da Fiocruz
– Alexandre Pires: educador, biólogo, coordenador geral do Centro Sabiá