Famílias recebem tecnologias de armazenamento de água e participam de capacitação

![]() |
Atividades aconteceram na comunidade Brejinho. Foto: Paula Andréas – Arquivo ASAcom |
Famílias rurais das comunidades Brejinho, Mãe d’água, Santa Barbara e Mirador, no município de Juazeiro do Piauí, participaram de uma capacitação sobre uso e gestão de água para produção de alimentos nos dias 20 e 21 de setembro. Aproveitando a sombra de uma árvore, o encontro aconteceu na comunidade Brejinho. No total, foram 28 agricultores (as) que participaram da capacitação, ministrada pelo técnico em agropecuária Antônio Joaquim.
Essas famílias serão beneficiadas com tecnologias sociais de armazenamento de água, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). A capacitação possibilita aos beneficiados, dentre outras questões, aprender a manejar a água de modo racional para garantir que ela dure durante todo o período de estiagem.
Participar da capacitação em Gestão de Água Para a Produção de Alimento (Gapa) é um dos requisitos para que a família possa receber uma das tecnologias adotadas pelo Programa – cisterna-calçadão, tanque de pedra, barreiro trincheira, barraginha, bomba d’Àgua popular, cisterna de enxurrada. No Gapa, as famílias se familiarizam com o implemento, aprendem técnicas para potencializar o uso da água, dialogam sobre o processo de mobilização para a convivência com o Semiárido, além de conhecerem os detalhes das tecnologias e de outras experiências do P1+2.
O curso também aborda a questão da água na região semiárida, partindo das várias formas de usos, armazenamento e manejo das águas disponíveis nos sistemas produtivos familiares. O objetivo é mostrar as iniciativas de estocagem para usos múltiplos. O solo, sua preservação e técnicas agroecológicas que visam a produção de alimentos respeitando o meio ambiente, também foram discutidas. Esses assuntos serão detalhados em um segundo encontro que será realizado com as famílias, o chamado Sistema Simplificado de Irrigação para a Produção de Alimento.
O Programa
O P1+2 é uma ação da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) que na região norte do Piauí é desenvolvido pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (Cerac). O objetivo é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através de tecnologias sociais e do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.