Pedreiros capacitados no Ceará entregam primeiras cisternas de água de produção

Compartilhe!

Pedreiros recém-formados colocam em prática o que aprenderam no curso do Instituto Elo Amigo. 

A segunda capacitação de pedreiros feita pelo Instituto Elo Amigo (IEA), em Quixelô, no Ceará, teve inicio no dia 11 de setembro e o resultado foi tão positivo que, em nove dias, já mostrou seus frutos com a entrega de duas cisternas que vão beneficiar oito famílias agricultoras.

Dez pedreiros dos municípios de Acopiara e Quixelô construíram uma cisterna-calçadão e uma cisterna de enxurrada, com a participação das famílias da comunidade de Chapada, que usufruirão das tecnologias. A previsão do Instituto é construir 33 cisternas, até novembro, só em Quixelô.

Estas cisternas vão prover de água o plantio e a criação animal de mais  33 famílias. As cisternas construídas têm a função de captar até 52 mil litros de água da chuva.

Segundo o pedreiro capacitador, José Freires Sobrinho conhecido por Seu Zé, os capacitados estão extremamente aptos a dar continuidade às construções e entregar todas as cisternas com a qualidade desejada e no tempo definido. Durante todo o processo de construção, os cisterneiros terão o apoio e o acompanhamento da equipe técnica do IEA e da comissão municipal.

Depois de todas as cisternas construídas, as famílias beneficiadas com o projeto vão ser capacitadas em Sistema Simplificado de Irrigação para Produção e receberão ainda um incentivo, através de equipamentos de infraestrutura e insumos produtivos, para iniciar ou ampliar a produção familiar. Isso concretiza os objetivos do programa que passam pela sustentabilidade ambiental e a construção da segurança alimentar e nutricional das famílias do semiárido.

“Tô feliz demais, só Deus sabe o que a gente passou a vida toda pegando água suja, a léguas de casa, na cabeça”,diz dona Creusa Maria de Souza, beneficiada com a primeira cisterna calçadão do projeto P1+2 no Quixelô. E com grande sabedoria, seu Zé finaliza: “Água é vida e se a gente consegue trazer ela para dentro do quintal, a gente traz vida pra nossa casa”.

A capacitação de pedreiros é uma atividade do programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *