Fetraece está concluindo o Projeto de Cisternas no Vale do Jaguaribe

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará – FETRAECE está em fase de conclusão do projeto de construção de cisternas de placa na região do Vale do Jaguaribe.
O projeto é executado pela FETRAECE, através do convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário -SDA e a Articulação com o Semiárido Brasileiro –ASA. O mesmo atenderá, na região do Vale do Jaguaribe, os municípios de Quixeré, São João do Jaguaribe, Pereiro, Palhano, Alto Santo, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Potiretama, Jaguaretama, Jaguaribe e Icó.
A meta total do programa é beneficiar 1.862 famílias da área rural que vivem em situação de insegurança alimentar, e mais vulneráveis aos efeitos da escassez de água, viabilizando tecnologias de acesso a água, visando contribuir para a erradicação da miséria.
A cisterna de consumo usada no programa do MDS consiste em um tanque que permite armazenar 16 mil litros de água, o suficiente para o uso de uma família de cinco pessoas, durante o período da seca. São construídas com placas de cimento que capta a água da chuva do telhado que é escoada para os reservatórios.
Com a instalação das cisternas para retenção e aproveitamento da água, as famílias terão mais tranquilidade nos períodos de seca, facilitando o acesso a água potável e recursos hídricos para o preparo de alimentos e higiene pessoal.
O objetivo do programa é melhorar as condições de vida das famílias beneficiadas, facilitando o acesso a água e contribuindo para que as famílias e comunidades possam melhorar suas condições de vida.