Opará chega trazendo notícias do VIII EnconASA

Compartilhe!

 Ilustração do boletim Opará, que significa “rio-mar” na lingua indígena

Foi lançado o Informativo virtual do VIII Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (EnconASA). Chamado de Opará, o boletim tem o objetivo de socializar as informações dos preparativos para o Encontro e também possibilitar que o público conheça mais sobre Januária, cidade que sediará o evento. A primeira edição do informativo saiu no mês de julho e a segunda deve ser enviada ainda esta semana.

O informativo está sendo enviado para diversas listas formada por organizações sociais que fazem parte da ASA. Mas, não queremos que ele fique apenas na tela. A ideia é que Opará chegue às comunidades de todo o Semiárido. Por isso, sugerimos que as entidades imprimam o boletim e o divulguem nos murais, encontros, feiras, etc.

O nome Opará quer dizer rio-mar e é como os indígenas chamavam o rio São Francisco. O Velho Chico, como também é chamado nas regiões por onde passa, banha o município de Januária. Dar o nome do rio ao boletim do VIII EnconASA foi uma forma encontrada pela organização do encontro para valorizar a importância da Bacia Hidrográfica do São Francisco para o Semiárido brasileiro, bem como de denunciar as contradições que ela vem sofrendo com políticas inadequadas, grandes obras e intensa exploração capitalista, fragilizando suas águas, sua vida e a vida de seu povo.

Clique aqui e veja a primeira edição do Opará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *