Agricultora agroflorestal ganha Prêmio Vasconcelos Sobrinho

Prática de agricultura agroecológica garante prêmio à agricultora do Agreste de Pernambuco
Compartilhe!

A agricultora Joelma Pereira, do município de Cumaru, no Agreste Setentrional de Pernambuco, foi eleita a Personalidade Ambiental de 2012, na XXII edição o do Prêmio Vasconcelos Sobrinho, promovido pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). A agricultora foi escolhida pelo projeto Agricultura familiar agroflorestal: Combatendo a desertificação, gerando segurança alimentar e garantindo a convivência com o Semiárido. A cerimônia de entrega do prêmio será na quinta-feira, dia 28, a partir das 19h, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem.

Joelma Pereira é agricultora agroflorestal, ou seja, desenvolve a agricultura de forma agroecológica, sem fazer queimadas, sem uso de agrotóxicos, e de forma diversificada, conseguindo ter em sua propriedade alimentos, árvores frutíferas, mas também árvores nativas, sem desmatar para produzir. Com isso, além de preservar o meio ambiente, Joelma garante a segurança alimentar de sua família, pois consegue ter uma grande variedade de alimentos saudáveis, e gera renda, pois comercializa o excedente da produção. “Quando soube da notícia da premiação fiquei muito contente e tive a certeza de que o que fazemos não é em vão. Os benefícios do trabalho com agrofloresta não são apenas para a gente que produz, mas para a população que se alimenta. E tem muitos agricultores e agricultoras já fazendo esse trabalho, que tem dado muitos frutos. E a conquista desse prêmio só vem fortalecer o que a gente construiu”, afirma Joelma.

As práticas agroecológicas desenvolvidas pela agricultora contribuem para o combate à desertificação e para a minimizar os efeitos das mudanças climáticas, já que são práticas sustentáveis e que garantem o equilíbrio ambiental. E foi por essa contribuição ao meio ambiente que conquistou o a Personalidade Ambiental de 2012, mesmo em um ano de forte estiagem, com a qual a região tem passado. “Usamos estratégia de estoque de forragem para os animais, de estoque de água para alimentação e produção de alimentos, fazemos agrofloresta e isso tem nos ajudado a passar pela seca com mais facilidade”, fala Joelma sobre as estratégias que contribuem para a convivência na região Semiárida.

No dia anterior, quarta, dia 27, Joelma estará em Brasília para participar de uma plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Lá irá apresentar sua experiência de convivência com o Semiárido que garante a segurança alimentar de sua família. De Brasília segue direto para o Recife, onde receberá a premiação do Vasconcelos Sobrinho.

Agricultores agroflorestais – Joelma Pereira é a segunda Personalidade Ambiental, premiada pela CPRH, na área da agricultura agroflorestal, que é assessorada pelo Centro Sabiá. No ano de 2003, o agricultor Jones Severino Pereira, de Abreu e Lima/PE, também recebeu o prêmio na mesma categoria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *