Ceará celebra construção de cisternas em parceria com a FBB

Compartilhe!

A Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA) realiza neste sábado (28), das 09h às 12h, em Juazeiro do Norte (CE), um evento para celebrar a parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB) para construção de 60 mil cisternas de placas, através do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). A ação faz parte da meta de universalização do acesso à água do governo federal dentro Plano Brasil Sem Miséria.

As cisternas serão construídas em 89 municípios dos estados do Nordeste e de Minas Gerais. No Ceará serão construídas 12.824 cisternas nos seguintes municípios: Quixadá, Abaiara, Milagres, Missão Velha, Brejo Santo, Jati, Penaforte, Barbalha e Juazeiro do Norte. O projeto que terá duração de um ano e começará em maio de 2012.

Com essa parceria, a FBB reafirma a opção pela construção da cisterna de placas de 16 mil litros, modelo utilizado pela ASA há 10 anos, e o papel das organizações da sociedade civil nesse processo. Além da implantação da tecnologia, as organizações têm contribuído para fomentar um processo de mobilização social e conscientização política nas comunidades nas quais o P1MC atua.

A cisterna de placas é uma tecnologia social que surge da luta das comunidades e além de garantir água de qualidade para as famílias do Semiárido, incide diretamente na geração de emprego e renda. Só para pagamento de pedreiros e pedreiras no Ceará, que são da própria comunidade, serão destinados mais de 3,5 milhões de reais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *