ASA participa de debate sobre Água e Segurança Alimentar
O sociólogo e coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Antônio Barbosa, participou nesta segunda-feira (19) do evento Diálogos sobre Água e Segurança Alimentar.
Promovido pela Agência Pernambucana de Clima (Apac), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, acontece em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado na próxima quinta-feira (22).
Escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o tema deste ano é Água e Segurança Alimentar.
A primeira palestra foi ministrada pelo representante do Ministério da Integração Nacional, José Machado, e a segunda pela conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará, Elza Braga.
Barbosa é o coordenador pedagógico do Programa Uma Terra e Duas Águas, responsável pela implementação de 10.524 tecnologias sociais de armazenamento de água para produção de alimentos e criação animal em todo o semiárido brasileiro.
Além das tecnologias, as famílias agricultoras que recebem as cisternas-calçadão de 52 mil litros e as barragens subterrâneas – duas das quatro implementações do programa – acessam também insumos e material de infraestrutura para ampliar ou iniciar o cultivo de alimentos para consumo próprio e/ou a criação de animais, como caprinos, ovinos e aves.