Trabalho de agricultores do semiárido concorre a prêmio de jornalismo
O trabalho “Agricultoras e agricultores experimentadores do Semiárido”, das jornalistas Fernanda Cruz, Gleiceani Nogueira, Mariana Mazza e Verônica Pragana, da Asacom, é finalista da 18º edição do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, na categoria Assessoria de Imprensa. Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 29, a partir das 20h, no Cabanga Iate Clube, no Recife.
As ações de comunicação desenvolvidas pela Asacom, ao longo de 2011, para fortalecer o conceito e a ação das agricultoras e agricultores experimentadores, são o foco do trabalho apresentado. Diversos produtos de comunicação foram feitos nesse sentido, com destaque para as peças do II Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores, realizado em Pesqueira-PE, além de mais de 270 matérias publicadas na imprensa nacional e dos estados com ênfase nessa temática.
Pela quarta vez a ASACom é finalista do Prêmio na mesma categoria. Na 17ª edição, em 2010, a Assessoria venceu com o trabalho “VII EnconASA – Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro”. Já na 16ª edição, em 2009, o trabalho vencedor foi “ASA – 10 anos lutando pelo direito à água no Semiárido”, que mostrou as atividades de divulgação dos 10 anos da Articulação. E, em 2008, na 14º edição, o trabalho “Um outro olhar sobre o Semiárido”, desmistificando o estereótipo da região como um local apenas de seca e miséria.
O Prêmio Cristina Tavarez de Jornalismo é promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE) com o objetivo de valorizar o trabalho de profissionais e estudantes na área. Este ano, o prêmio teve 256 trabalhos inscritos em 14 categorias.