Canal Rural exibe reportagens sobre alternativas para enfrentar a seca

Compartilhe!

O Rural Notícias, telejornal noturno do Canal Rural, apresenta a partir do dia 30 de janeiro de 2012, uma série de reportagens especiais gravadas em diversas cidades do Sertão Nordestino. A série Convivendo com a seca mostra a história de produtores rurais do semiárido nordestino que buscaram alternativas desde as mais comuns às mais inusitadas, e que através delas conseguem melhor qualidade de vida, além de driblar os percalços causados pela seca na região, que tem um precipitação de menos de 500 mm ao ano, em determinados lugares.

As quatro reportagens foram gravadas pela equipe de jornalismo da Sucursal Nordeste do Canal Rural, que percorreu diversas cidades do Sertão Nordestino e capturou maneiras distintas de convivência com a seca.

O primeiro episódio da série, que foi veiculado ontem, dia 30 de janeiro, mostra a história de um sertanejo que vive num lugar isolado, sem energia elétrica, sem água encanada, sem as facilidade da tecnologia e sem a atenção do poder público. Ele tem uma cacimba, uma espécie de poço artesanal, com mais de 50 anos e há cerca de 20 anos retira pedras de dentro dela e empilha uma a uma, cuidadosamente, formando um imenso paredão. É uma figura incomum, mas que mostra a força do homem sertanejo.

Hoje, dia 31 de janeiro, o episódio Hidroestesia vai mostrar uma técnica artesanal que dispensa o uso de aparelhos tecnológicos e que se vale apenas da sensibilidade humana de encontrar água no subsolo. Apesar de ainda ser desconhecida e não haver trabalhos científicos a respeito da técnica, produtores do semiárido têm apostado no sistema e garantem que funciona.

A série apresenta amanhã, dia 1º de fevereiro, uma das mais comuns alternativas de convivência com o semiárido. As cisternas, que acumulam a água da chuva e atendem aos produtores do semiárido nordestido receberam uma adaptação e agora servem também para atender à pequenas plantações. É a cisterna calçadão, destinada apenas à lavoura e que serve para o produtor manter pequenas hortas, pomares e plantações durante o período de estiagem.

No último episódio da série, a equipe apresenta o dessalinazador. Em alguns lugares a falta de água obriga a construção de poços subterrâneos que captam a água do subsolo. Só que esta água normalmente é muito salobra. Como alternativa, a Embrapa Semiárido desenvolveu um dessalinizador, aparelho que transforma a água salobra em potável, e o rejeito vai direto para um tanque de peixes, que por sua vez, despeja o rejeito do tanque numa lavoura de plantas halófitas (resistentes ao sal). É uma espécie de consórcio que além de garantir a água potável, reaproveita o rejeito. Esse sistema já beneficiou mais de 10 mil famílias no semiárido.

As histórias são impressionantes e com imagens fantásticas. A série vai ao ar de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, às 19 horas, no Rural Notícias. Os episódios poderão ser acompanhados ainda no site do Canal Rural – ruralbr.com.br/canalrural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *