Município de Queimada Nova celebra conquista de cisternas
Famílias de Queimada Nova celebram conquista das cisternas | Foto: Arquivo Obra Kolping PI |
Obra Kolping do Piauí, uma das entidades que executa o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) no estado, inaugurou as 517 cisternas que foram construídas no município de Queimada Nova, a 416 km de Teresina, durante duas etapas do Programa. O P1MC é um programa desenvolvido pela Articulação no Semi-Árido (ASA) que visa possibilitar às famílias agricultoras da região a convivência com o Semiárido a partir da estocagem de água da chuva para o consumo.
A festa de inauguração foi realizada no último dia 25, em um evento que celebrou a conquista das cisternas. O evento aconteceu ao lado do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais, e contou com a participação de representantes da Obra Kolping e do Piauí, do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, da comissão municipal de Queimada Nova, de sindicatos, do Movimento Quilombola, de outras entidades que executam o P1MC, além das famílias beneficiadas com as cisternas.
Queimada Nova foi beneficiada com 517 cisternas para o consumo humano e, através do projeto Cisternas na Escola, recebeu também cinco cisternas escolares com capacidade para armazenar 52 mil litros de água.
De acordo com o João Arilson, coordenador da UGM Kolping, foi injetado no município mais de um milhão de reais, beneficiando o comércio, pedreiros, entre outros setores da economia local. Além disso, o Programa beneficia diretamente as famílias que são envolvidas no processo de formação e mobilização social e participam dos cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos, conhecidos por GRH.
Com essa quantidade de construções, hoje o município de Queimada Nova tem capacidade de armazenar 8.272.000 litros de água. A estocagem de água tem contribuído com a saúde e a melhoria de vida das famílias que possuem cisterna.
Desde o início do P1MC no município, a comissão municipal e a Obra Kolping têm construído um diálogo que permitiu o avanço dessas ações e que tem trazido fortalecimento de articulação e mobilização social das famílias. Queimada Nova no Piauí tem hoje a expectativa de receber mais cisternas e assim universalizar a cobertura em 100% das famílias que necessitam de água de qualidade para o consumo.
No final da celebração foi feito uma grande confraternização compartilhada pelas famílias com comidas típicas da região e forró pé de serra.