Ameaça a projeto no semiárido

Compartilhe!

Responsável por construir cisternas para que famílias tenham acesso a água potável e por desenvolver ações que resultem na produção de alimentos, a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) informou ontem que o governo federal não vai mais renovar parceria com a entidade. A ASA reúne organizações da sociedade civil que atuam nos programas Um Milhão de Cisternas e Uma Terra e Duas Águas, ambos que beneficiam moradores da Região Nordeste e de Minas Gerais.

Segundo a ASA, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) comunicou, semana passada, que a partir de agora, caso a entidade queira participar dos programas deverá negociar diretamente com os Estados, municípios ou consórcios de municípios que ficarão responsáveis pelas ações. “Consideramos isso um retrocesso, o que pode gerar um retorno claro e nítido a velhas práticas da indústria da seca, onde as famílias são colocadas novamente como reféns de políticos e empresas, tirando-lhes o direito de construírem sua história”, destacou a entidade.

Em nota, o MDS negou que haja ruptura na parceria com a ASA e destacou que “uma das prioridades é garantir que os brasileiros das áreas rurais tenham acesso à água para consumo e para a produção de alimentos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *