Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco conhece experiências da ASA

Compartilhe!

Secretário visita experiências da ASA/PE

Na última segunda-feira, dia 05, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado de Pernambuco, Sérgio Xavier, esteve com representantes de sua equipe no município de Tacaimbó, Agreste Central de Pernambuco, para conhecer experiências implementadas pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). Também participaram da visita integrantes da coordenação da ASA estadual. Nela, o secretário conheceu tecnologias sociais de captação de água e convivência com o Semiárido implementadas pelas organizações da ASA em Pernambuco.

O agricultor Luis Rosas recebeu os visitantes em sua propriedade e apresentou ao secretário a cisterna-calçadão, com capacidade de armazenar 52 mil litros de água da chuva para a produção de alimentos. Com muita propriedade da cisterna que conquistou, seu Luis apresentou a Sérgio Xavier sua produção de alimentos fortalecida com a água da cisterna e falou da dificuldade que antes a família passava para ter água em casa. “Antes da cisterna era um sofrimento. A gente caminhava alguns quilômetros pra pegar água na cabeça. Água é vida e quem recebe essa tecnologia pode dizer que vive no paraíso”, afirmou o agricultor.

Em seguida, seu Luis Rosas apresentou o biodigestor que a família tem na propriedade. A tecnologia que produz gás de cozinha, a partir do esterco de animais, foi implementada pela Diocese de Caruaru, organização que integra a ASA. Os visitantes conheceram ainda uma outra tecnologia implementada pela ASA no município, um tanque de pedra que abastece várias famílias da comunidade. Neilda Pereira, integrante da coordenação da ASA Pernambuco, enfatizou a importância dessas tecnologias. “As experiências que temos construído juntos vão na perspectiva da melhoria da qualidade de vida no Semiárido”, destacou. 

O secretário avaliou positivamente as experiências visitadas e se colocou aberto para dialogar com as organizações da ASA-PE na construção de ações em parceria. “O que vimos aqui hoje são exemplos de uma política transparente e estamos empenhados a construir um trabalho em conjunto”, pontuou. 

Sérgio Xavier destacou ainda a valorização do conhecimento das famílias fomentada pela ASA em seus processos de implementação das tecnologias. “Destaco a produção de conhecimento e da valorização do conhecimento popular”, disse.

Contra as cisternas de plástico – Durante a visita, Neilda Pereira entregou ao secretário um ofício com proposições de diálogos. Além disso, o secretário também recebeu de suas mãos o material da campanha Cisternas de plástico/PVC – Somos Contra! Neilda colocou o posicionamento da ASA contra esse tipo de cisterna que o Governo Federal implementará em todo o Semiárido Brasileiro como ação do Plano Brasil Sem Miséria, que desconsidera alguns processos desenvolvidos pela articulação na implementação de tecnologias, em principal o envolvimento das famílias e povos da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *