Projeto de bancos de sementes comunitários na Paraíba conquista o Prêmio de Tecnologias Sociais

A experiência dos bancos de sementes comunitários desenvolvidos pelas comunidades rurais da Região da Serra do Teixeira, na Paraíba, foi a vencedora da 6º edição do Prêmio Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil (FBB), na categoria Nordeste. A cerimônia de premiação aconteceu ontem (22) em Brasília (DF). Cada iniciativa vencedora recebeu R$ 80 mil, além de folders e um vídeo institucional para que possam divulgar seus trabalhos.
O prêmio foi recebido pelo presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Flores de Baixo, José Alves da Silva, o Zezinho, e pelo assessor técnico do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), entidade que assessora a experiência, José Rego Neto.
“Sem dúvida é mais um reconhecimento da caminhada das comunidades e famílias que estão engajadas na luta para transformar desafios em oportunidades, para aproveitar as potencialidades da região semiárida em favor de uma melhor qualidade de vida, desenvolvendo-as em harmonia com a natureza, de modo que possa gerar vida sustentável”, destaca José Dias Campos, coordenador executivo do CEPFS.
Essa edição do prêmio contou com 1116 inscrições, 264 tecnologias certificadas que originaram um grupo de 27 finalistas. Desse total, foram escolhidos nove vencedores, um por categoria. São elas: Região Sudeste, Região Norte, Região Nordeste, Região Sul, Região Centro-Oeste, Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil, Gestão de Recursos Hídricos, Participação de Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais e uma categoria inédita: Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza.