Diário vence Prêmio CNH de Jornalismo Econômico
O Diário do Nordeste venceu o Prêmio CNH de Jornalismo Econômico, na categoria Excelência Jornalística. De autoria do repórter Sérgio de Sousa, da editoria de Negócios, a série de reportagens, intitulada “O semiárido que dá certo”, foi publicada em abril deste ano.
O trabalho foi baseado em uma viagem da equipe de reportagem- integrada também pelo fotógrafo Cid Barbosa e o motorista João Lopes – pelo sertão nordestino. Foram percorridos 5 mil quilômetros.
As matérias contam os casos de sucesso de diversas atividades econômicas encontradas em regiões áridas, lugares que, apesar dos problemas climáticos, estão se tornando polos, gerando divisas a diversos municípios e mantendo o homem nas terras do Interior.
Um outro olhar
O repórter Sérgio de Sousa afirma que a ideia do projeto era mostrar um lado diferenciado das comunidades sertanejas.
“A imagem do Sertão como lugar de seca e sofrimento já foi falada milhões de vezes. É um estereótipo muito conhecido. Essa realidade não deixou de existir, mas há regiões que conseguiram encontrar o desenvolvimento de outra forma”, explica.
13 cidades percorridas
Para traçar um panorama de como o território nordestino apresenta oportunidades também nas localidades secas, o Diário do Nordeste visitou ao todo 13 municípios em seis estados da região: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Piauí.