Unidade de Beneficiamento de Frutas emprega jovens e mulheres

Compartilhe!

Depois que o problema de falta de água foi resolvido em Juazeirinho, como mostrou o Globo Ecologia da série “O Bem Comum”, as mulheres e os jovens moradores da cidade têm se dedicado ao que o povo chama de beneficiamento das frutas. O município hoje é rico em umbuzeiros e outras árvores de frutas nativas. E os filhos e esposas dos agricultores da região, localizada do Cariri da Paraíba, estão juntos, trabalhando na produção de polpa, doces e geleias.

“Chamamos de Unidade de Beneficiamento das Frutas o espaço onde os grupos produzem os derivados das frutas. É diferente da agroindústria porque trabalhamos com pequenos agricultores, cerca de vinte”, explica Raquel Nunes de Oliveira.

Raquel é moradora de Juazeirinho e coordenadora do Coletivo Regional, que tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar. Ela é uma das militantes pelo desenvolvimento do projeto de beneficiamento. A ideia é, em breve, transformar as unidades em minifábricas.

“O município de Pedra Lavrada já tem uma. Estamos dialogando com parceiros, outras organizações não-governamentais e governos, para tentar transformar a unidade de Juazeirinho em fábrica também”, conta Raquel.

Se continuar no ritmo em que estão, em breve os pequenos agricultores da Unidade de Beneficiamento das Frutas de Juazeirinho conseguirão atingir o objetivo. Só em 2011, eles produziram aproximadamente 3 mil quilos de polpa.

“O umbu é a principal fruta e pode ser colhida entre janeiro e abril. Nos outros meses, os agricultores colhem outras frutas, como caju, acerola, manga e goiaba”, diz.

O resultado desse trabalho é a venda dos produtos não só na comunidade como também na Bodega Agroecológica, espaço dedicado aos agricultores no município de Soledade. A Unidade de Beneficiamento das Frutas também fornece produtos para o Programa de Aquisição de Alimento (PAA), dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), que redistribui para escolas, restaurantes populares etc.

ASSISTA À MATÉRIA

O bem comum: Juazeirinho (PB)

LEIA MAIS

Cisternas mudam a realidade dos brasileiros que vivem no semiárido

Saiba o que é, como funciona e as vantagens da barragem subterrânea

Entenda o que é êxodo rural e por que o fenômeno está perto do fim

Setor agropecuário é o maior consumidor de água do país

Regime de chuvas é previsto conforme clima de cada região

Na indústria ou em casa, reutilizar a água ajuda a evitar o desperdício

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *