Gravações do Diz Aí Juventude Rural recomeçam em Quixadá

Nesta terça-feira (8) começam as gravações da segunda etapa da série Diz Aí III sobre juventude rural. As primeiras filmagens serão feitas com os jovens do projeto Sertão em Rede, em Quixadá, no Semiárido cearense. A série é uma iniciativa do Canal Futura e, nesta fase, conta com a parceria da Articulação no Semi-Árido (ASA).
![]() |
Jovens ministram cursos de informática para homens e mulheres da zona rural do Semiárido cearense | Foto: Projeto Sertão em Rede |
O projeto promove o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s), a produção cultural e a valorização da realidade local. Através de um ônibus adaptado em telecentro, equipado com 13 computadores, os jovens oferecem capacitação na área de informática para homens e mulheres, de 13 a 29 anos, da zona rural de Quixadá e outros municípios do Sertão Central do Ceará. Os jovens oferecem à leitura, exibição de filmes, documentários e atividades culturais.
O Sertão em Rede foi um dos 58 selecionados no edital Telecentros.BR e com isso vai conseguir implantar 13 novos telecentros comunitários em comunidades rurais já visitadas pelo projeto. A iniciativa também está entre os semifinalistas do Prêmio Itaú – Unicef, edição 2011, sendo um dos 20 projetos escolhidos de mais de 2.000 inscritos.
Essa experiência se tornou um referencial para o poder público local, estadual e até nacional no que diz respeito à política pública de juventude e inclusão digital. O projeto serviu como inspiração para a construção de um programa voltado para jovens do governo federal, que já está incluso no novo plano plurianual (PPA).
De Quixadá, a equipe de gravação segue para Orós, também no Ceará. Lá, eles vão conversar com os jovens da Associação dos Produtores Agroecológicos. As gravações só terminam no início de dezembro. Serão visitadas nove experiências dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia.