Brasil Sem Miséria distribui sementes para 30 mil famílias de agricultores

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai investir R$ 10 milhões na compra das sementes de cerca de 2,2 mil produtores. Os cultivares serão distribuídos para cerca de 30 mil famílias de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, famílias atingidas por barragens e acampadas, em situação de extrema pobreza.
Conforme o edital lançado nesta quarta-feira (26), organizações da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais detentoras de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP Jurídica) poderão apresentar propostas, que deverão ser postadas por Sedex até 24 de novembro. O resultado será divulgado no dia 20 de dezembro.
A estratégia integra as ações de segurança alimentar e inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria no meio rural. A ministra Tereza Campello explicou a medida: “Queremos melhorar o autoconsumo e a produção dessas famílias. Além da oferta de sementes, vamos fornecer crédito, assistência técnica, água e energia elétrica às famílias extremamente pobres do campo”.
Dos 16,2 milhões de brasileiros que estão abaixo da linha da miséria – renda de até R$ 70 per capita ao mês –, quase 7,6 milhões vivem em áreas rurais, ou seja, 47% da população extremamente pobre do País. A ação vai garantir renda aos fornecedores e atender agricultores sem condições de acesso a sementes de qualidade.
Mais informações sobre a seleção pública podem ser obtidas no portal do MDS.