Juventude rural do Ceará reune-se em Itapipoca

Encontro territorial refletiu sobre seu papel na construção de uma nova sociedade
Compartilhe!

Jovens participantes do encontro

O I Encontro Territorial da Juventude Rural dos Vales do Curu e Aracatiaçu aconteceu em Itapipoca, nos dias 17 e 18 de setembro, e teve como tema Um Novo Olhar da Juventude sobre o Meio Rural. Foram 70 jovens vindos de 30 comunidades e 10 municípios de nossa região, mais quatro jovens da região do Sertão Central, dos municípios de Quixadá e Quixeramobim, que passaram o final de semana discutindo questões referentes à juventude rural.

O principal objetivo do encontro era trabalhar a organização e o fortalecimento da juventude rural a partir do olhar desses jovens para suas comunidades e através do resgate da identidade de cada um e de cada uma, trabalhando também a questão da territorialização e levando os jovens a se perceberem como atores fundamentais na construção de uma nova sociedade. Também foi enfocado o papel da juventude na preservação e conservação do meio ambiente. O encontro contou com a facilitação de Alexandre Merrem, que trouxe muita energia e alegria e contagiou todos os participantes do evento.

A organização deste encontro ficou por conta do CETRA – Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador que, desde março deste ano, vem desenvolvendo o projeto Terra Viva: Um novo olhar para juventude rural, com o objetivo de organizar e fortalecer a juventude, através de ações nas áreas de Assentamentos Federais e em Comunidades Rurais. Este projeto conta com o apoio do Fundo Itaú de Excelência Social.

A expectativa é que esse seja o primeiro encontro de muitos outros. E que a juventude possa cada vez mais conquistar seu espaço no território de atuação do Cetra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *