Representação do Vale em encontro regional do Programa 1 Milhão de Cisternas

Compartilhe!

Ohotel Brejo das Freiras, que fica no município de São João do Rio do Peixe, sediou nos dias 30 e 31 de agosto o encontro regional (foto) das comissões executivas municipais que trabalham o Programa 1 Milhão de Cisternas, projeto do Governo Federal que objetiva levar água potável para as áreas rurais com dificuldades de acesso à água de beber.

As comissões municipais são formadas por representantes da sociedade civil organizada de cada município, a exemplo de igrejas, sindicatos e associações urbanas e rurais, e são ligadas à CAASP, de Cajazeiras, ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aparecida, e Associação dos Apicultores do Sertão (ASPA), que são as Unidades Gestoras Microrregionais e responsáveis pela execução do programa federal em parceria com a ASA (Articulação no Semiárido).

O encontro, promovido pelas três unidades gestoras, reuniu representações de grande parte do Sertão, entre as quais de sete municípios do Vale (Diamante: Francisco Limeira Diniz, da Associação dos Moradores da Região da Serra; Seraislene Cordeiro, da Pastoral da Criança; e Arnaldo Luciano, da Igreja Católica; Ibiara: Josefa Damásio, da Pastoral da criança; Conceição: Dona Netinha, da Pastoral da Criança; São José de Caiana: Didi de Heleno, da Associação Rural de Umbuzeiro; e Francisco Cândido, da Associação Rural Serra Grande; Boa Ventura: representada por um membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Igaracy: José Raimundo, da Pastoral da Criança; e Aguiar: Dedé do Sindicato.

No seminário, que contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, Comissão Pastoral da Terra e da Asa Brasil, foram prestados importantes esclarecimentos sobre reforma agrária, segurança nutricional, o papel das comissões municipais na fiscalização dos programas federais, a exemplo do Bolsa Família e do Garantia Safra, e outros assuntos ligados ao desenvolvimento social do campo.

Entre as boas notícias, a informação de que a presidente Dilma vai ampliar a construção de cisternas no semiárido nordestino, medida que também deverá alcançar o Vale. Na região, a maioria dos municípios já foi beneficiada com cisternas, e alguns deles já estão recebendo a segunda etapa do programa, a exemplo de São José de Caiana, Curral Velho, Diamante e Aguiar, mas outros, a exemplo de Itaporanga, há meia década não recebe o benefício, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Um outro programa que deverá ser implantado na região é o Uma Terra e Duas Águas, que objetiva a construção de cisternas com 50 mil litros e outros meios de armazenamento d’água voltados à produção agrícola. Uma das primeiras áreas do Vale contempladas com o projeto poderá ser a Região da Serra, que congrega 18 comunidades rurais do município de Diamante e cuja associação dos moradores foi instituída recentemente por iniciativa de Francisco Limeira Diniz e demais moradores do setor rural.

A comissão executiva diamantense encaminhou solicitação à ASPA em benefício da Região da Serra, considerada uma das áreas mais secas do Vale, o que dificulta a produção agrícola e compromete o abastecimento humano na localidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *