Palestra com Leonardo Boff

Compartilhe!

A Unipaz Pernambuco promove no dia 1 de outubro palestra com Leonardo Boff, com o tema “O Cuidar da Vida”. Na ocasião será lançado no Recife o livro ‘Saber Cuidar. Ética do Humano – Compaixão pela Terra’. Nele, o autor traz a proposta de “Uma Alfabetização Ecológica para a Humanidade”. A palestra acontecerá no Mar Hotel, em Boa Viagem, das 9h às 12h. O telefone para realizar inscrição é o 3244-2742. Mais informações no site www.unipazrecife.org.br

O evento tem o intuito de levar a uma reflexão sobre a relação do homem com o planeta e, consequentemente, sobre uma das questões fundamentais, hoje, quando se fala da preservação da própria vida – a sustentabilidade. “A falta de atitudes de cuidado são os sintomas dos maiores problemas da humanidade. A degradação do planeta e a falta de conhecimento de si mesmo, leva à falência da Terra. Necessitamos colocar o Ecológico como realidade central. Para isso, precisamos promover uma Alfabetização Ecológica”, argumenta Leonardo Boff, que comunga das mesmas idéias do escritor Fritjof Capra, fundador e diretor do Centro para Alfabetização Ecológica em Berkeley, Califórnia. Estados Unidos.

Leonardo Boff alerta nesta palestra para o fato de que o conjunto das crises que assolam a humanidade nos remete a uma única crise: a do nosso modo de viver, conviver, de nos relacionarmos com a natureza, explorando-a de forma ilimitada em função de benefícios materiais. A proposta de Leonardo Boff é integrar as atividades humanas no que chama de “Era do Ecozóico”. Sua defesa vem da profunda compreensão de que “tudo que se encontra no Universo é formado por um conjunto de redes de relações e que, portanto, não podemos viver em fragmentos, mas na integralidade”.

‘Saber Cuidar. Ética do Humano – Compaixão pela Terra’ é um livro inédito – que completa a vasta obra de Leonardo Boff, com mais de 60 livros publicados, em diversos idiomas – sobre uma das questões que mais preocupa a população do planeta: como superar a crise ecológica atual, agravada pelo aquecimento global, para evitar uma situação ameaçadora para o futuro da humanidade.

Leonardo Boff: um dos pais da teologia da libertação

Leonardo Boff é um dos maiores intelectuais que Santa Catarina já projetou para o mundo. Um dos principais teólogos desse final de século, com prestígio e autoridade mundial, a ponto de merecer da suprema hierarquia da Igreja Católica, em Roma, dois “castigos” de “silêncio obsequioso”, a condenação mais grave da ex-Inquisição aos rebeldes da instituição, e que determinaram a renúncia de Leonardo às suas funções de padre franciscano, em 1993.

Próximo a completar 73 anos de idade, no próximo dia 14 de dezembro, Boff nasceu em Concórdia e é neto de imigrantes italianos, chegados ao Rio Grande do Sul no final do século passado. Filho de família numerosa, fez seus estudos primários em casa, com o pai, comerciante e professor. Depois ingressou na vida religiosa, fazendo seus estudos superiores em Petrópolis e em Munique, na Alemanha, onde concluiu Doutorado em Teologia, em 1970.

Leonardo Boff é considerado um dos “pais” da Teologia da Libertação, movimento que sacudiu a Igreja de Roma e determinou, a partir de 1993, seu afastamento das funções religiosas, mas não de suas atividades de intelectual comprometido com teses revolucionárias, que caem bem em qualquer catecismo de líderes como Che Ghevara, Mandela, Helder Câmara, Gandhi ou Jesus Cristo.

Concluído seus estudos acadêmicos, com o Doutorado na Alemanha, Boff exerceu permanente e decisiva influência nos segmentos de esquerda da Igreja Católica, tanto na América Latina, quanto na África e Ásia. É professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde mora. Foi professor visitante nas Universidades de Lisboa, Salamanca (Espanha), Harvard (Estados Unidos), Basel (Suíça) e Heildelberg, na Alemanha. É Doutor Honoris Causa da Universidade de Turim, Itália, e da Universidade de Lund, Suíça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *