Dia do trabalhador rural é celebrado em Porteirinha

Compartilhe!

Famílias agricultoras, entidades representativas, pastorais sociais, todos estavam juntos na segunda-feira, dia 25, durante as festividades de Senhora Sant’Ana, na comunidade de Serra Branca, município de Porteirinha, para participar da missa campal em celebração ao dia do trabalhador e trabalhadora rural.

Serra Branca é símbolo da integração entre o povo do campo e da cidade e, para as famílias agricultoras, a festa de Senhora Sant’ana tem um valor especial. Todos os anos, no dia 25 de julho, a missa é celebrada de maneira customizada e temática. A celebração foi realizada na praça e, no momento das ofertas, foram ofertados os alimentos produzidos no campo, sementes e instrumentos de trabalho que as famílias agricultoras levaram em agradecimento a Deus. A celebração foi feita com encenações, poesias e muita animação. As músicas tiveram temas relacionadas à terra e à lida diária, acompanhadas por instrumentos tradicionais e de reis, como triângulo, pandeiro e tambor.

Participaram da animação, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Pastoral da Juventude, o Grupo de Música Seresteiros do Luar, a Associação Cultural da comunidade e os agricultores e agricultoras de toda região. No dia também foi realizado o levantamento do mastro e bandeira, com animação dos foliões.

Neste ano de 2011, foi lançado o documentário Construindo Nossa História, feito pelos próprios jovens da comunidade em uma oficina de vídeo que tenta resgatar a história da festa. Um dos principais objetivos do vídeo foi fazer com que todos percebam a importância da valorização da cultura e da preservação da memória, aliado à conscientização de que todos constroem a história. O material foi produzido em 2010, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha e com a Associação Baru Cultural, e apoio da Cese e da ASA.

Padre Rocha, o celebrante, lembrou durante a homilia que são os trabalhadores e trabalhadoras rurais os grandes responsáveis pela alimentação do povo brasileiro. Segundo ele, “os grandes produtores que na verdade são os que mais recebem investimentos do governo só estão preocupados em produzir para exportação”.  Já a agricultora Umbelina Antunes de Oliveira, da comunidade do Tanque, se emocionou dizendo que é a celebração mais bonita. “Espero todos os anos por essa missa porque valoriza o nosso trabalho, é feita com os símbolos de nossa labuta, com o que a gente planta, com o que a gente faz” disse.

Serra Branca – A comunidade que serviu de inspiração para páginas do romance de Guimarães Rosa, o Grande Sertão Veredas, ficou conhecida também depois de ser cenário das gravações da minissérie Global que recebeu nome e história do livro na década de 80. Todos os anos, há centenas de anos, do dia 17 ao dia 26 de julho, acontecem as festividades da padroeira do lugar, Senhora Sant’Ana. A festa de maior manifestação da cultura popular da região tem o pico entre os dias 25 à noite e 26 durante o dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *