BNB e MDS assinam convênio para cisternas na visita de Dilma
O Banco do Nordeste do Brasil S.A. e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) celebram convênio, na próxima segunda-feira, 25, em Arapiraca (AL), no âmbito do Programa Cisternas. O acordo envolve a construção de 25 mil cisternas no semiárido brasileiro, capacitação dos agricultores e repasse de R$ 2,4 mil, por família, para custeio da pequena produção agrícola. A assinatura do convênio será realizada pelo presidente do BNB, Jurandir Santiago, integrando a programação da presidenta Dilma Rousseff em Alagoas, como parte da ação “Brasil Sem Miséria”.
O Programa Cisternas, executado sob a forma de transferência de recursos, repassados pelo MDS, destina-se às famílias rurais do semiárido brasileiro com perfil de elegibilidade ao Programa Bolsa Família. Por meio de termo de parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e convênios com governos estaduais e municipais, vem apoiando a construção de cisternas familiares, a mobilização e capacitação de famílias rurais para gerir recursos hídricos e sua formação para a convivência com o semiárido.
A cisterna de placas é uma tecnologia social, de baixo custo, já utilizada na região do semiárido brasileiro para captar e armazenar água da chuva. Uma das estratégias do MDS para acelerar a construção de cisternas e atingir a meta de um milhão de unidades construídas, consiste na busca por novos arranjos institucionais, iniciativa esta que prevê a seleção de instituições parceiras, a exemplo do BNB.
Pelo convênio, a construção das cisternas será efetivada por unidades executoras estaduais e unidades executoras locais, cuja seleção, contratação, supervisão e fiscalização ficarão a cargo do BNB. O MDS indicará as famílias do semiárido brasileiro a serem contempladas pelas cisternas de placa.
Fonte: Alagoas Negócios