Pedreiros e pedreiras participam de capacitação

Compartilhe!

A localidade Mangabeira, a 12 km da sede do município de Pedro II (PI), sediou entre os dias 18 e 22 de julho o curso de capacitação para pedreiros e pedreiras. O evento faz parte do calendário de ações do Programa 1 Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) com  apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O curso teve início com a acolhida e a fala do instrutor sobre os programas e projetos desenvolvidos pela ASA no semiárido brasileiro. Houve também um relato do histórico e da estrutura organizacional da Articulação. Durante esses dias, os pedreiros e pedreiras receberam todas as orientações de como proceder na construção da cisterna objetivando segurança e qualidade no processo.

Além dessas informações, eles receberam orientações já repassadas no curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) para reforçar junto às famílias a importância de zelar a cisterna e administrar a água colhida da chuva. Participaram desse curso 10 pedreiros e pedreiras, sendo nove do município de Pedro II e um do município de São João da Serra.

Unidade Gestora Microrregional (UGM) Centro de Formação Mandacaru,  responsável pela execução do programa na microrregião, se mostrou contente pelo bom andamento dos trabalhos que tem meta de construir até dezembro deste ano 720 cisternas.

Até o momento já foram construídas 135 cisternas, mobilizadas 488 famílias e realizadas 498 capacitações em GRH. Também foi realizada uma capacitação de comissões municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *