Pedreiros participam de capacitação extra em Minas

Compartilhe!

A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) realizou o 2º curso de pedreiros no município de Japonvar, no norte de Minas Gerais, através da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais.

O instrutor Luciano Pereira Silva nos conta que participaram sete pedreiros. Eles aprenderam a construir tecnologias de armazenamento de água que, futuramente, irão beneficiar muitas famílias que terão água para produzir alimentos e, a partir da produção, gerar uma fonte de renda.

O coordenador Valmir, do Programa Uma Terra e Duas águas (P1+2), fala que este 2º curso, é um curso extra e que foi possível com o apoio da Cáritas, dos pedreiros e das famílias.  Ele explica que o processo de construção de uma cisterna-calçadão envolve um período grande, pois são necessárias a calçada e ainda a caixa d’água de 52 mil litros. Até agosto, mais 80 cisternas-calçadão devem ser construídas na região e quanto maior o número de pedreiros qualificados, mais ágil o processo de construção.

José Ronei diz que é pedreiro na comunidade de Santa Rosa do município de Japonvar e está fazendo o curso para aprender e poder ajudar a sua comunidade e outras mais que precisarem. Também participou do curso o cisterneiro Valdir Pinheiro, que é da aldeia indígena da Prata, do município de Missões, também do norte de Minas Gerais. Ele diz que a sua comunidade foi uma das primeiras a receber o calçadão, que é bem diferente deste que estão fazendo agora. Então veio aprender mais para ajudar a conservar, evoluir no cuidado com as cisternas e ajudar a Cáritas nestas obras que melhoram a vida das pessoas, pois com elas se plantam árvores e carrega a expectativa de, quem sabe numa segunda oportunidade, poder ajudar quando vier mais para sua comunidade, que ainda tem muita gente que precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *