Experiências de acesso à terra são ponto de partida para reflexão sobre o tema no CE

Compartilhe!

Acontecerá nos dias 14 e 15 deste mês, na comunidade Chico Gomes, no Crato, mais uma Reunião Ampliada do Fórum Cearense pela Vida no Semi-Árido (FCVSA). O tema a ser discutido é Acesso à Terra. A expectativa é que participem 40 pessoas das nove microrregiões e que cada uma traga sistematizadas suas experiências de lutas e conquistas da terra para apresentar aos demais participantes.

Esta reunião possibilitará uma vivência maior com o meio e a natureza, e principalmente, será uma forma de fortalecer o turismo comunitário e cultural que a comunidade começa a experimentar.

Será um momento ímpar de vivência, além da oportunidade para se fazer um diagnóstico dos conflitos ou contextos agrário das microrregiões, uma reflexão sobre o acesso à terra, socialização da experiência da comunidade local, resgate histórico da ASA com a temática Acesso à Terra, entre outros pontos.

O acesso à terra é um tema que vem sendo discutido por movimentos e instituições que trabalham com a agricultura familiar e acompanham os conflitos no campo. A posse da terra, assim como acesso à política públicas de convivência com o Semiárido, por parte dos trabalhadores rurais são condições necessárias para que as famílias tenham melhores condições de vida.

“No FCVSA e nas organizações e movimentos, este debate não é novo, porém, continua a nos desafiar, provocar, inquietar… Sendo assim, vamos ao debate”, afirma Alessandro Nunes, da Cáritas Regional Ceará. Ele também alerta para o comprometimento de todos, na articulação, mobilização e na preparação para esse momento de encontro do Fórum.

Em agosto, a Articulação no Semiárido (ASA), que está representada no Ceará pelo FCVSA, vai realizar o I Encontro de Acesso à Terra no Semiárido. O encontro irá reunir organizações e agricultores e agricultoras familiares dos nove estados da região semiárida brasileira. O evento será realizado no Piauí.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *