Evento vai debater o tema da educação como garantia de direito

Nos próximos dias 27 a 29 de julho acontecerá no Centro de Formação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Sergipe (Fetase), o Encontro Estadual da ASA Sergipe, que contará com a presença de agricultores e agricultoras, comissões municipais, sindicatos, coordenação da ASA Estadual, um representante da ASA Nacional e alguns órgãos do poder público como o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), secretarias estaduais de Inclusão e Meio Ambiente, Incra, Embrapa, Empresa do Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO).
O evento tem como tema Educação pela vida: uma garantia de direitos com uma pauta bastante rica e instigante. Os participantes terão oportunidade de discutir durante esses três dias sobre políticas públicas para a agricultura familiar, a importância da identificação e formação das redes microrregionais e estaduais de sementes, educação ambiental e agroecológica, garantia de direitos e, ainda, realizar trocas de experiências entre comissões municipais.
A programação segue com a realização de oficinas temáticas e um momento de explanação sobre a trajetória desses 11 anos da ASA apresentando os caminhos percorridos e traçados pelas organizações que executam os programas (P1MC e P1+2) da ASA em Sergipe. A noite cultural será no segundo dia (28) com a animação de um forró pé de serra e, com o intuito de disseminar informações, foram convidados todos os agricultores e as agricultoras que participaram este ano de encontros promovidos pela ASA Nacional para que sejam relatadas as experiências e lançadas propostas que contribuam com o trabalho de convivência com o Semiárido no estado.
“É bom participar e poder falar o que a gente viu e fez porque ajuda na luta”, diz Seu Everaldo, que participou recentemente do Encontro de Agricultores Experimentadores, em Pesqueira/PE, e do Encontro de Sementes, em Maceió/AL. Estão todos na expectativa de mais um momento de integração e troca de saberes que contribui e fortalece na construção do tão sonhado Semiárido melhor e mais justo.