Monitoramento comprova aumento da disponibilidade de água na região após ações do CAV

Compartilhe!

Durante todo o mês de junho os técnicos do CAV mediram a vazão de 14 nascentes protegidas e quatro pontos de confluência de águas que receberam intervenções pelos programas do CAV. Este monitoramento aconteceu no município de Veredinha (MG) nas comunidades rurais de Macaúbas, Monte Alegre e Gameleira.

O objetivo é de acompanhar os resultados na disponibilidade dos recursos hídricos após a proteção das nascentes e da construção dos pequenos barramentos de água da chuva, como das barraginhas e bacias de contenção. A partir disso é possível também assessorar os agricultores (as) quanto ao planejamento de sua produção de acordo à quantidade de água que se terá disponível.

A medição é realizada cinco vezes a cada ano, sempre nos meses de janeiro, março, junho setembro e novembro.  No monitoramento da vazão da água no mês de junho, constatou-se nos mesmos pontos um aumento considerável de água em relação ao mesmo período do ano anterior. O gráfico abaixo mostra alguns dos dados da pesquisa realizada nas fontes de água nas propriedades dos agricultores (as) de Veredinha:


Fonte: Pesquisa de campo – Junho /2011

Nem todos os pontos medidos tiveram intervenções em 2009. A maioria das nascentes e dos pontos de confluência das águas, como nos córregos e pequenas cachoeiras, que hoje apresenta regularidade de água, já há vários anos só se registrava presença de água durante o período chuvoso.

A prática do CAV na proteção de nascentes e na preservação dos recursos hídricos não é recente. A primeira nascente cercada foi no ano de 2.000, na comunidade de José Silva, Turmalina, e até hoje mais de 30 nascentes foram protegidas em toda região. Mas só depois de uma pesquisa realizada em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers (Núcleo PPJ) em 2005, que este monitoramento passou a ser regular, sendo iniciado em 2006.

A partir de 2009, após o apoio da organização Suíça Vivamos Mejor, o CAV intensificou o monitoramento em Veredinha, principal município de atuação do programa de gestão dos recursos hídricos atualmente.

Os resultados das ações do CAV têm sido visíveis quando se visita as comunidades rurais e se ouve os agricultores (as). O Sr. José Alves, por exemplo, da comunidade de Monte Alegre, durante visita técnica à sua propriedade no mês de junho, relatou um pouco do histórico da situação da água na sua propriedade. Conta que em 2010 praticamente toda a água consumida em sua propriedade, principalmente para o consumo humano, no período da seca era proveniente de abastecimento de caminhão pipa, que através de frequentes e desgastantes cobranças, geralmente era feito pelo poder público municipal, com custos médios aos cofres públicos de R$ 200,00 por abastecimento. Devido à condição precária das estradas às vezes não era possível transportar nem mesmo 6.000 litros de água por caminhão, o que com muita economia só durava 20 dias.

Atualmente, após as intervenções do CAV, ele bombeia de apenas uma nascente de água 4.800 litros por semana. E segundo os próprios moradores do local e avaliações técnicas a água é de ótima qualidade, principalmente para o consumo doméstico.

Também a agricultora Etelvina, da comunidade de Monte Alegre, que acompanha a medição da nascente em sua propriedade, afirma emocionada: “Aqui não tinha água nem pra dar um passarinho. Depois da nascente cercada e das barraginhas, por todo lugar que procurar aqui acha água. Esse é o segundo ano que não precisamos mais de água do caminhão pipa.”
 
Em todas as etapas do programa os agricultores (as) participam ativamente. As nascentes são protegidas em regime de mutirão, também é incentivado e assessorado a criação do regimento de uso da água nas comunidades, além da promoção de capacitações e reuniões periódicas para sensibilizar os agricultores (as) quanto a importância da conservação ambiental e do uso racional da água.

E o trabalho não pára. No mês de julho de 2011 será iniciada a construção de 34 bacias de contenção e 43 barraginhas em Veredinha, e também o cercamento de mais duas nascentes. Neste ano o trabalho está se expandindo e chegando a mais localidades do município, como na comunidade rural de Pontezinha, que o trabalho irá se iniciar também em julho. Isso está sendo possível devido ao apoio recebido da Vivamos Mejor Suíça e do CeVI da Itália.

 * Técnico em Meio ambiente
 ** Comunicadora Social
*** Técnico em Agropecuária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *