Feira de Saberes e Sabores mobiliza participantes do II Encontro Nacional de Sementes
Participantes circulam pela feira no hall do hotel Matsubara |
Entre trocas, vendas e muito forró, aconteceu a Feira de Saberes e Sabores do II Encontro Nacional de Sementes, em Maceió (AL), na noite da quinta-feira (7). Segundo a coordenadora executiva da ASA no Ceará, Cristina Nascimento, “dentro daquelas sementes estavam os saberes dos agricultores, que partilharam entre eles e também conosco. Ali estavam o saber e o sabor do Semiárido. Também estava na bebida, na comida, na dança, no forró. Isso, na verdade, é que expressa a diversidade da cultura do nosso povo”.
Com o propósito de dar visibilidade a diversidade de sementes crioulas existentes no Semiárido brasileiro e proporcionar a troca de conhecimento entre os guardiões delas, a feira chamou a atenção de todos, entre participantes do evento e hóspedes do hotel onde se deu o encontro.
Muitos guardiões trouxeram além de sementes, artesanato para mostrar a cultura de seus estados. Assim fez Valteir Antunes, agricultor mineiro, que trouxe bonecas de pano, chapéus de sacolas plásticas recicladas, além de suas tradicionais sementes. Segundo ele a venda foi boa. “Vim de longe, mas valeu muito a pena. Consegui vender algumas das coisas que eu trouxe. Estou levando pra casa conhecimento e uma boa renda desse encontro”.
As centenas de espécies de sementes trazidas pelos agricultores foram dispostas em bancas no saguão do hotel para apreciação. Algumas delas chegaram a ser vendidas a turistas que também aproveitaram o clima de celebração das sementes crioulas ao som do forró que embalou a todos noite afora, numa animada quadrilha.
O evento mostrou que a luta pela Soberania Alimentar deve ser comemorada com muita alegria para garantir bons frutos que virão da perpetuação das sementes crioulas.