Delegação de Sergipe na expectativa para o Encontro Nacional de Sementes

Compartilhe!

Sergipe não vai ficar de fora do II Encontro Nacional de Sementes da Articulação no Semi-Árido (ASA), que começa nesta quarta (6) e segue até sexta-feira (8), em Maceió (AL). O estado será representado por um grupo de cinco pessoas, sendo que três agricultoras, um agricultor e uma comunicadora popular.

A expectativa dos sergipanos e das sergipanas é trocar experiências, fazendo com que as informações sejam circuladas, tornando o/a agricultor/a muito mais fortalecido.

Em Sergipe existem vários agricultores e agricultoras que acreditam que o banco de semente proporciona a independência no plantio. Como diz Seu Paulo, de Poço Redondo: “Quando a gente guarda a semente, a chuva chega e a gente não têm preocupação; reuni a família e vai plantar”.

Desde 2009 está sendo desenvolvido no estado o Programa de Bancos de Sementes, executado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, através da Emdagro, que tem como objetivo a produção de sementes nas comunidades.

Na comunidade de Linda Flor, o programa vem sendo desenvolvido com o apoio coletivo dos produtores que, de forma organizada, vendem parte da produção de sementes e o dinheiro é reinvestido na aquisição de materiais e equipamentos da própria associação. É percebido que os produtores que disfrutam dos benefícios das cisternas- calçadão, além de se tornarem conscientes, são guardiões de sementes.

 “Plantar o orgânico é maravilhoso, colher, comer e depois guardar e repassar para outros agricultores esse é o papel do guardião de semente”, afirma Dona Netinha, da Associação Mulheres Resgatando sua História, do município de Porto da Folha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *