Campo que planta e produz arte
Produtos da Acoma |
De 7 a 10 de julho, o município de Chapada Gaúcha sediará o X Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas. O objetivo do encontro é promover um momento de troca entre os povos do sertão, tão conhecidos pelas obras de Guimarães Rosa, como meio de valorizar o patrimônio cultural. Serão quatro dias de muita cultura, arte e festa.
As mulheres das comunidades se uniram, aprenderam arte e tem a expectativa de criar renda a partir deste meio de preservar e valorizar o meio ambiente. Os produtos da Associação Comunitária Mãe Ana (Acoma) são uma amostra do que estará presente nesse encontro e da história e objetivo de cada grupo por trás de seus produtos.
Uma das mulheres fundadoras da Associação Lourdes, também participante do evento, diz: “nós produzimos para a cidade. Nós produzimos arroz, cana, milho na época das águas e, na seca, a gente tem de buscar outras fontes de renda. E nós aproveitamos o sertão para fazer arte, pro campo e pra cidade”.
Para as produtoras como Dona Lourdes, o campo está incluído na cidade e não dever ser tratado diferente, deve ter espaço e ser reconhecido como produtor tanto de alimento para o corpo, como para alma. Que o povo do campo tem sabedoria, cultura e desenvolvimento sustentável.
O encontro é organizado pela Fundação Pró Natureza (Funatura), em parceria com a prefeitura de Chapada Gaúcha e com o Sebrae. O Banco do Brasil também apoio a exposição, através de um projeto com foco na produção de arte a partir da matéria-prima local e da inspiração temática do Sertão.