II Festa do Mel celebra tradição junina na Paraíba

Compartilhe!

Ontem (21), em pleno festejo junino, a Associação dos Apicultores do Sertão Paraibano (ASPA), entidade da Articulação no Semi-árido (ASA), realizou a II Festa do Mel na sede da Associação do Assentamento Acauã, município de Aparecida. O evento mais uma vez conseguiu manter a tradição e reunir toda comunidade, além de vários apicultores e apicultoras da microrregião do Alto Sertão e representantes da Rede Abelha Nordeste.

Neste ano, a festa fez uma campanha estimulando as pessoas a consumirem mel, para que se torne um componente diário na alimentação, conscientizando sobre seu poder nutricional com o seguinte lema: “O mel é tão bom como alimento, que serve até como remédio”.

A programação estava repleta de acontecimentos. Durante a manhã, os/as apicultores/as da região de Patos e São Bentinho participaram de uma visita de intercâmbio. Conheceram a Casa do Mel na comunidade Várzea do Pintado, onde foi mostrado o funcionamento da casa, o manejo da colheita, a extração do mel e a produção dos associados.

Na parte da tarde, o ponto máximo da festa foi a apresentação do grupo cultural Acauã dos Sonhos que encantou os presentes com o folclórico Cavalo Marinho – uma brincadeira variante do bumba-meu-boi composta por música, dança, poesia, coreografias e toadas.

As quadrilhas juninas Alegria de Matutos, Arraiá da Alegria, Pé no Chão e Pinga Fogo também empolgaram o público com um espetáculo de danças e ritmos.

E como não poderia faltar, os festejantes degustaram as comidas típicas da região: pamonha, milho cozido, doce de amendoim, pão de macaxeira, cocada e bolo de fubá. Todas essa iguarias feitas com um ingrediente especial, o mel.

Na festa, houve exposições de trabalhos sobre a apicultura agroecológica como uma via de geração de renda familiar, mostrando a viabilidade dessa alternativa como uma forma de convivência com o Semiárido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *